24 (IFCE) Uma partícula de massa m = 2 kg está em movimento retilíneo sobre uma superfície sem atrito com velocidade constante v = 1 m/s. Ao ser forçada por uma força constante de módulo F = 2 N na mesma direção e no mesmo sentido do seu movimento, durante Δt = 1 s, ela sofre uma aceleração constante. Ao final do intervalo de tempo Δt = 1 s, a velocidade da partícula, em m/s, é
(a) 3
(b) 4
(c) 5
(d) 2
(e) 2
25 (UESC - BA) Uma esfera de massa igual a 2,0 kg, inicialmente em repouso sobre o solo, é puxada verticalmente para cima por uma força constante de módulo igual a 3,0 N, durante 2,0 s.
Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se a gravidade local igual a 10 m/s², a intensidade da velocidade da esfera, no final, é
(a) 10,0
(b) 8,0
(c) 6,0
(d) 4,0
26 (UECE) Um projétil disparado horizontalmente de uma arma de fogo atinge um pedaço de madeira que está encravado no chão e dois se deslocam com mesma velocidade logo após o choque os dois corpos permanecem em movimento. A soma do momento linear se mantém antes e imediatamente após a colisão e igual a:
Qual a velocidade do projétil encravado imediatamente após a colisão em relação à sua velocidade inicial?
(a) O dobro.
(b) A metade.
(c) A mesma.
(d) O triplo.
27 (UPE) O esquema a seguir mostra o movimento de dois corpos antes e depois do choque. Considere que o coeficiente de restituição é igual a 0,6.
20 m/s 10 m/s
2 kg 12 m/s
ANTES
DEPOIS
Analise as proposições a seguir e conclua.
( ) A velocidade do corpo B após o choque é 18 m/s.
( ) A massa do corpo A vale 2 kg.
( ) O choque é perfeitamente elástico, pois os dois corpos têm massas iguais a 2 kg.
( ) A quantidade de movimento depois do choque é menor do que antes do choque.
( ) A energia dissipada, igual à diferença da energia cinética antes do choque e energia cinética depois do choque, é de 64 J.