Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Mateus
3 – (Enem 2017) O conceito de democracia, no pensamento de H...
3 – (Enem 2017) O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exi- ge que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão. [VITALE, D. Jürgen Haber- mas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).]
O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a):
A) participação direta periódica do cidadão.
B) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.
C) interlocução entre os poderes governamentais.
D) eleição de lideranças políticas com mandatos temporários.
E) controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.
4 – Qual a diferença entre regime autoritário e regime totalitário? Exemplifique.
5 – Comente as citações abaixo relacionando-as com o atual contexto político brasileiro:
A) “A democracia não pretende criar santos, mas fazer justiça.” — Paulo Freire.
B) “Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder.” — Carlos Drum- mond de Andrade.
13
C) “O único título em nossa democracia que é superior ao de Presidente é o de Cidadão.” — Louis Dembitz Brandeis.
D) “Numa democracia, é essencial a consciência da responsabilidade, a responsabilização da- queles que detêm o poder e o exercem.” — Karl Po
1 – O antropólogo inglês Edward Tylor (1832-1917) foi responsável por criar a primeira definição de cultura. Segundo o estudioso, ela representa: (...) todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (TYLOR, E. Primitive culture. Londres: John Mursay & Co, 1871).
Sobre o conceito de cultura, é CORRETO afirmar:
A) a cultura é universal e definida pela política, economia e educação das sociedades em que se desenvolve.
16
B) a cultura é sinônimo de educação e envolve o saber sobre a arte, as leis e a moral.
C) a cultura é conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social.
D) a cultura representa uma rede de significados que foi imposta pelos povos da antiguidade. E) a cultura gera determinados padrões que são considerados corretos e utilizados por todos.
2 – Classifique as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A cultura é tudo aquilo que aprendemos em contato com o meio natural e vamos transmitindo
de geração em geração;
( ) A língua, a religião e a música são elementos materiais da cultura de um povo;
( ) A cultura de um povo é formada por elementos imateriais como a escultura, o vestuário e a pintura;
( ) Os diferentes modos de vida da população dependem principalmente do meio natural e do nível de desenvolvimento.
( ) A identidade cultural corresponde a um padrão cultural próprio de uma região que a distingue do território envolvente.
3 – Diversidade significa:
A) dominação. B) pluralidade. C) unificação.
D) superioridade.
4 – Quais são as estratégias para promover o respeito à diversidade cultural e para construir socie- dades mais inclusivas e equitativas?
5 – Como a identidade cultural de uma pessoa é influenciada pelo ambiente geográfico em que ela vive?
6 – Quais são os principais elementos da cultura e como eles são expressos e vivenciados em dife- rentes partes do mundo?
7 – Como as diferentes culturas influenciam e são influenciadas pelo processo de globalização?
3 – (Enem 2017) O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exi- ge que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão. [VITALE, D. Jürgen Haber- mas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).] O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a): A) participação direta periódica do cidadão. B) debate livre e racional entre cidadãos e Estado. C) interlocução entre os poderes governamentais. D) eleição de lideranças políticas com mandatos temporários. E) controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos. 4 – Qual a diferença entre regime autoritário e regime totalitário? Exemplifique. 5 – Comente as citações abaixo relacionando-as com o atual contexto político brasileiro: A) “A democracia não pretende criar santos, mas fazer justiça.” — Paulo Freire. B) “Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder.” — Carlos Drum- mond de Andrade. 13
C) “O único título em nossa democracia que é superior ao de Presidente é o de Cidadão.” — Louis Dembitz Brandeis. D) “Numa democracia, é essencial a consciência da responsabilidade, a responsabilização da- queles que detêm o poder e o exercem.” — Karl Po 1 – O antropólogo inglês Edward Tylor (1832-1917) foi responsável por criar a primeira definição de cultura. Segundo o estudioso, ela representa: (...) todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (TYLOR, E. Primitive culture. Londres: John Mursay & Co, 1871). Sobre o conceito de cultura, é CORRETO afirmar: A) a cultura é universal e definida pela política, economia e educação das sociedades em que se desenvolve. 16
B) a cultura é sinônimo de educação e envolve o saber sobre a arte, as leis e a moral. C) a cultura é conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. D) a cultura representa uma rede de significados que foi imposta pelos povos da antiguidade. E) a cultura gera determinados padrões que são considerados corretos e utilizados por todos. 2 – Classifique as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A cultura é tudo aquilo que aprendemos em contato com o meio natural e vamos transmitindo de geração em geração; ( ) A língua, a religião e a música são elementos materiais da cultura de um povo; ( ) A cultura de um povo é formada por elementos imateriais como a escultura, o vestuário e a pintura; ( ) Os diferentes modos de vida da população dependem principalmente do meio natural e do nível de desenvolvimento. ( ) A identidade cultural corresponde a um padrão cultural próprio de uma região que a distingue do território envolvente. 3 – Diversidade significa: A) dominação. B) pluralidade. C) unificação. D) superioridade. 4 – Quais são as estratégias para promover o respeito à diversidade cultural e para construir socie- dades mais inclusivas e equitativas? 5 – Como a identidade cultural de uma pessoa é influenciada pelo ambiente geográfico em que ela vive? 6 – Quais são os principais elementos da cultura e como eles são expressos e vivenciados em dife- rentes partes do mundo? 7 – Como as diferentes culturas influenciam e são influenciadas pelo processo de globalização?