3 - A ocorrência dos problemas ambientais urbanos tem causas ambientais e também humanas. No geral, esses eventos são desencadeados pela:
A) atenuação das mudanças ambientais globais que perpassam o aumento da temperatura.
B) transformação do meio natural pelas atividades produtivas desenvolvidas pelo homem.
C) diminuição da desigualdade social nos centros urbanos situados nos paises subdesenvolvidos
D) adoção de politicas públicas de planejamento urbano que versem pela ocupação territorial.
E) invalidação de práticas sustentáveis em regiões densamente habitadas pelo ser humano.
Se
4 - Como os combustiveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.
GROSSARD,C. Le Monde Diplomatique Brasil, Ano 3, n° 36, 2010 (adaptado),
A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, oque, associado a modos incorretos de deposição,
A) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensam com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.
B) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.
C) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.
D) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores,têem livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduoS tecnológicos.
E) possibilita a ampliacão da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade cívil ou pelo poder público