Download the Guru IA app
Android and iOS

Aluno
3. Leia esse trecho de uma das fábulas de Esopo, escritor gr...
- Leia esse trecho de uma das fábulas de Esopo, escritor grego da Antiguidade.
Uma raposa, conversando com uma leoa que havia acabado de dar à luz um filhote, disse-Ihe, em tom de reprovação:
- Ora, mas você só teve um filhote!
A leoa então respondeu:
- Um só, mas um leão.
Levando em conta os aspectos sintáticos e semânticos do texto, assinale a alternativa correta:
a) Na fala da leoa, a conjunção mas pode ser substituída por e, sem alteração significativa de sentido.
b) O conectivo mas torna contraditória a fala da leoa, pois sua fala em nada se opõe à reprovação inicial da raposa.
c) A fala da leoa manifesta conformidade com o ponto de vista da raposa, pois admite o escasso numero da ninhada, indigno da majestade leonina.
d) A presença da conjunção adversativa mas da fala da leoa manifesta um ponto de vista segundo o qual a quantidade de filhotes era desprezível perante a significância de um leão.
e) Mantendo a coerência com a fala da leoa, uma moral adequada para a fabula seria, por exemplo, "O valor de um bem é medido tanto por sua quantidade quanto por sua qualidade".
4. Leia o texto:
A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.
SIMURROS. S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http://www.abqv.org.br. acesso em 22 jun. 2006 (adaptado).
No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída
a) Apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e consequência.
b) Descreve condições para a ocorrência de atitudes educativas.
c) indica finalidade para a qual a gentileza pode ser praticada.
d) enumera fatos sucessivos em relação temporal.
e) mostra oposição e acrescenta ideias.
5. Leia este trecho de texto
Como se sabe, os escritores brasileiros do período romântico interpretaram o ideário de sua escola literária num contexto criado pela independência política; por isso, entenderam a exaltação da natureza como exaltação da natureza tropical e elaboraram um mito das origens da nacionalidade em que no lugar do cavaleiro medieval aparece o índio.
Nele os articuladores linguísticos destacados estabelecem vínculos sintático-semânticos essenciais para a coesão textual, e esta, por sua vez, cria textualidade, isto é, a rede semântica que produz c 2 / 3
sentido geral do trecho. Relativamente ao papel exercido por esses articuladores, identifique a afirmativa incorreta.
a) No inicio do texto, articulado "como" introduz uma ideia de conformidade, por meio da qual os autores antecipam que, na continuidade do texto, vão apresentar uma informação supostamente conhecida pelo leitor.
b) "Por isso" introduz um segmento textual que justifica o segmento anterior a ele e dá sequencia / continuidade à exposição lógica dos autores.
c) O "como", em sua segunda ocorrência, estabelece relação entre dois segmentos textuais o mesmo vinculo sintático-semântico estabelecido em sua primeira ocorrência.
d) O "e" estabelece uma relação de adição entre dois segmentos textuais cujos núcleos são os verbos "entenderam" e "elaboraram".
e) O "que" introduz um segmento de valor adjetivo que restringe, limita o sentido do sintagma "um mito das origens da nacionalidade"
- Leia esse trecho de uma das fábulas de Esopo, escritor grego da Antiguidade. Uma raposa, conversando com uma leoa que havia acabado de dar à luz um filhote, disse-Ihe, em tom de reprovação:
- Ora, mas você só teve um filhote! A leoa então respondeu:
- Um só, mas um leão.
Levando em conta os aspectos sintáticos e semânticos do texto, assinale a alternativa correta: a) Na fala da leoa, a conjunção mas pode ser substituída por e, sem alteração significativa de sentido. b) O conectivo mas torna contraditória a fala da leoa, pois sua fala em nada se opõe à reprovação inicial da raposa. c) A fala da leoa manifesta conformidade com o ponto de vista da raposa, pois admite o escasso numero da ninhada, indigno da majestade leonina. d) A presença da conjunção adversativa mas da fala da leoa manifesta um ponto de vista segundo o qual a quantidade de filhotes era desprezível perante a significância de um leão. e) Mantendo a coerência com a fala da leoa, uma moral adequada para a fabula seria, por exemplo, "O valor de um bem é medido tanto por sua quantidade quanto por sua qualidade". 4. Leia o texto: A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas. SIMURROS. S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http://www.abqv.org.br. acesso em 22 jun. 2006 (adaptado).
No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída a) Apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e consequência. b) Descreve condições para a ocorrência de atitudes educativas. c) indica finalidade para a qual a gentileza pode ser praticada. d) enumera fatos sucessivos em relação temporal. e) mostra oposição e acrescenta ideias. 5. Leia este trecho de texto
Como se sabe, os escritores brasileiros do período romântico interpretaram o ideário de sua escola literária num contexto criado pela independência política; por isso, entenderam a exaltação da natureza como exaltação da natureza tropical e elaboraram um mito das origens da nacionalidade em que no lugar do cavaleiro medieval aparece o índio.
Nele os articuladores linguísticos destacados estabelecem vínculos sintático-semânticos essenciais para a coesão textual, e esta, por sua vez, cria textualidade, isto é, a rede semântica que produz c 2 / 3 sentido geral do trecho. Relativamente ao papel exercido por esses articuladores, identifique a afirmativa incorreta. a) No inicio do texto, articulado "como" introduz uma ideia de conformidade, por meio da qual os autores antecipam que, na continuidade do texto, vão apresentar uma informação supostamente conhecida pelo leitor. b) "Por isso" introduz um segmento textual que justifica o segmento anterior a ele e dá sequencia / continuidade à exposição lógica dos autores. c) O "como", em sua segunda ocorrência, estabelece relação entre dois segmentos textuais o mesmo vinculo sintático-semântico estabelecido em sua primeira ocorrência. d) O "e" estabelece uma relação de adição entre dois segmentos textuais cujos núcleos são os verbos "entenderam" e "elaboraram". e) O "que" introduz um segmento de valor adjetivo que restringe, limita o sentido do sintagma "um mito das origens da nacionalidade"