3 Leia o texto a seguir com atenção e depois responda às questōes em seu caderno. O valor das especiarias
[... Cada especiaria é nativa apenas de uma ou de algumas poucas regiões tropicais do globo, e durante muito tempo não puderam ser transplantadas com facilidade para outras áreas. Por isso, as especiarias sempre estiveram relacionadas ao comércio. [..] E por serem muito desejadas, alcançaram preços altos, desde os tempos mais antigos.
No Egito, algumas especiarias eram tão caras, que somente a corte do faraó e os nobres podiam adquiri-las. [...] Já os romanos achavam que pimenta era sinônimo de riqueza, dizendo um ditado: "Caro como a pimenta".
Hoje em dia, quase todas as especiarias tornaram-se produtos mais comuns e por isso são mais baratas. Mas os seus cheiros, suas cores e seus sabores, bem como a sua história, continuam a fascinar as pessoas de todo o mundo.
AMADO, Janaína; FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A magia das especiarias: a busca de especiarias e a expansão marítima. São Paulo: Atual, 1999. (Nas ondas da história, p. 5-6).
a) Por que os europeus dos séculos XIV e XV tinham de obter especiarias por meio do comércio?
b) Por que as especiarias alcançavam altos preços? Justifique.
c) Os antigos romanos usavam o ditado "caro como a pimenta". No Brasil, já se usou o ditado "a preço de banana". Compare os dois ditados explicando se a relação entre os dois é de semelhança ou diferença.
d) No Brasil de hoje, a pimenta é muito usada. Faça uma pesquisa rápida: quais tipos de pimenta sāo mais populares no Brasil?