- O Diabetes Mellitus é um distúrbio crônico e complexo, decorrente de alterações na síntese, secreção e ação da insulina, onde os níveis de glicose no sangue se elevam causando hiperglicemia. O Diabetes Mellitus é a causa mais frequente da neuropatia periférica. A Neuropatia Periférica caracteriza-se pelo comprometimento das fibras sensíveis, motoras e autonômicas. Podem ser classificadas em generalizadas e focais, dentre as generalizadas a Polineuropatia Diabética Sensorial-motora corresponde a 80 dos casos. Associe as colunas:
Coluna 1:
I. Costuma-se ser simétrica, acomete os MMII e manifesta-se na forma de parestesias, câimbras, dor e sensação de queimação nos pés.
II. Caracteriza-se por um déficit motor assimétrico do músculo proximal do quadríceps, associado a dor intensa,atrofia muscular e fasciculações.
III. Caracteriza-se por alterações do sudorese, disfunção de ereção, hipotensão ortostática e bexiga neurogênica.
IV. Hiperglicemia crônica pode induzir a um distúrbio metabólico resultante de uma lesão celular tóxica que induz a mudanças na micro vascularização, promovendo isquemia.
A perda da sensação nos pés impede o paciente de detectar cortes menores ou traumas, que podem tornar-se infectados com alto risco de lesões de pele em casos mais graves deformidades e amputações.
Coluna 2:
A. Amiloidose Diabética.
B. Neuropatia Autonômica.
C. Fisiopatologia da Neuropatia.
D. Neuropatia Sensitiva.
E. Complicações da Neuropatia.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.