Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

A

Aluno

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais20/06/2024

3 Série História Atividade 2-Apartheid, Pan-africanismo e ...

3 Série História

Atividade 2-Apartheid, Pan-africanismo e Negritude

IMAGENS: A indignidade diária do apartheid

Sabendo que o termo apartheid significa "separação", vamos construir argumentos. Analisem:

Defina apartheid (apresente argumentos observados nas imagens) justificando o processo histórico (texto 1) e, ainda, reflita acerca da ironia apresentada pelo texto do historiador Alberto da Costa e Silva (texto 2).

Lembre-se de decupar (literalmente, "cortar em pedaços") as imagens: quais ações são representadas? Quais são os principais elementos presentes (pessoas, objetos e construções)? Qual o espaço em que as ações acontecem (o que está em primeiro plano-mais à frente, e em segundo plano - mais atrás)? Ο que está em destaque e o que é secundário? Quais são as informações fornecidas pela legenda, autor, ano e assunto?

Legenda das imagens: Controle de movimentação da população negra por fuzileiros navais em Nyanga, na África do Sul, durante o apartheid, 1960. (Foto AFP). Bancos da cidade de Joanesburgo com a inscrição apenas europeus" (brancos); os negros se sentavam na calçada. (Foto: Ernest Cole, 1960)

Mulher negra limpando instalações sanitárias em Joanesburgo, Na placa, os dizeres: "somente mulheres brancas" (em inglês e em africâner) Fatografias de Ernest Cole, 1960.

Acomodações de mulher negra que trabalha em casa de família branca (os jornais são o seu tapete, as caixas de frutas são as suas cadeiras e mesa). Fotografias de Ernest Cole, 1960.

TEXTO 1. A segregação como projeto político

"No decurso do século XX, a história da África do Sul foi assinalada por segregações. Desde 1910, a formação da União Sul Africana consagrou o direito de tutela da raça branca sob a população nativa, pois não os reconheciam como humanos. Em 1913, o Ato da Terra dividiu o território entre a minoria branca e as comunidades compostas por nativos, que ficaram com 7,5% das terras. A minoria branca abocanhou nada menos que 92.5%. [...] Se o estado colonial implica necessariamente em segregação por meio da instalação de leis que garantem a supremacia branca, em 1948, com a chegada do Partido Nacional dos africâneres ao poder, o apartheid foi apresentado pelos politicos nacionalistas como um projeto que sería capaz de acabar com o 'perigo negro', doutrina baseada no Herrenvolk, o mito do 'povo eleito'. [...] Esse projeto, transformado em gestão do Estado e primeiramente implantado pelo governo de Daniel Malan, foi lapidado peles demais nacionalistas e ficou conhecido como apartheid [...]." (SILVA, 2021, p. 18-19).

TEXTO 2. O que era o apartheid?

"Apartheid era um sistema rígido de segregação racial, de separação enre brancos e negros, que teriam lugares separados onde morar e manteriam suas culturas próprias. Os contatos entre os dois grupos deveriam restringir- se às relações de trabalho, nas quais os brancos estavam destinados a ser os patrões e as negros, os empregados. Proibia-se o casamento entre brancos e negros, mestiços ou asiáticos. [...] Sucede que, na divisão do território entre brancos e negros, os brancos ficaram com as melhores terras, além do controle das minas de ouro e diamantes. Na lógica de apartheid, cabia aos brancos a riqueza e aos negros, a pobreza. E esses últimos não eram cidadãos. Não podiam votar e nem ser votados." (SILVA, 2012, p. 140) Alberto da Costa e Silva (1931-2023), foi poeta, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras. Um dos mais importantes intelectuais brasileiros e expecialista em cultura e História da África.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros