3. Vygotsky (1987, p. 37) conceituou: "O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos".
Fonte: VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Sobre as concepções de brincadeira e o ensino de Geografia, assinale a alternativa correta:
A. ( ) As brincadeiras tidas como tradicionais, como a amarelinha, não se enquadram como brincadeiras importantes para assimilação de conceitos geográficos, pois as crianças já conhecem as regras.
B. ( ) A noção de espaço começa a ser desenvolvida pela criança a partir dos 6 anos, por isso não é necessário inserir brincadeiras que contribuam para isso antes dessa idade.
C. ( ) No ato de brincar, as estruturas mentais existentes reorganizam-se para incorporar novos aspectos do ambiente externo, enquanto, ao mesmo tempo, mantêm sua estrutura mental intacta.
D. ( ) No ato de brincar, o sujeito incorpora eventos, objetos ou situações dentro de formas de pensamento, que constituem as estruturas mentais organizadas.