Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Kaike

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais09/12/2024

33) Em princípios de 1789, a França era uma sociedade do Ant...

  1. Em princípios de 1789, a França era uma sociedade do Antigo Regime. A crise dessa estrutura manifestou-se ao longo desse ano, dando início a um período de transformações que se estendeu por dez anos: a Revolução Francesa.

INDIQUE 3 (três) características de natureza politico-social da sociedade do Antigo Regime na França.

  1. INDIQUE 3 (três) transformações operadas durante o 1º momento da Revolução Francesa - a "Era das Instituições" (1789-1792) - que evidenciam o caráter revolucionário dessa experiência histórica.

  2. Observe atentamente a imagem abaixo presente na questão 15: Que grupos e que relações sociais estão representados na caricatura?

  3. Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes?

  4. Que classe social liderou a Revolução e que transformações ocorreram no período mais radical do processo revolucionário?

  5. Na noite de 14 de julho de 1789, em Paris, Luis XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha e da deserção das tropas reais frente ao ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é breve e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: "Isto é uma revolta"; e Liancourt corrigiu-o: "Não, Senhor, isto é uma revolução". (Adaptado de: ARENDT, Hannah. "Da Revolução". São Paulo: Ática; Brasília: Editora da UNB,1988, p.38.)

Com base nesse diálogo e nos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, responda: Por que os populares investiram contra a Bastilha?

  1. Diferencie, do ponto de vista conceitual, "revolta" e "revolução".

  2. "Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa. Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentados. Se surpreendermos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo irá infinitamente melhor sem os outros..."

Abade Sieyès. "O que é o Terceiro Estado?"

Considerando o texto apresentado, identifique 2 (dois) grupos sociais que compunham o Terceiro Estado e explique seus descontentamentos às vésperas da Revolução Francesa:

responda essas questoes

33) Em princípios de 1789, a França era uma sociedade do Antigo Regime. A crise dessa estrutura manifestou-se ao longo desse ano, dando início a um período de transformações que se estendeu por dez anos: a Revolução Francesa.

INDIQUE 3 (três) características de natureza politico-social da sociedade do Antigo Regime na França.

34) INDIQUE 3 (três) transformações operadas durante o 1º momento da Revolução Francesa - a "Era das Instituições" (1789-1792) - que evidenciam o caráter revolucionário dessa experiência histórica.

35) Observe atentamente a imagem abaixo presente na questão 15: Que grupos e que relações sociais estão representados na caricatura?

36) Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes?

37) Que classe social liderou a Revolução e que transformações ocorreram no período mais radical do processo revolucionário?

38) Na noite de 14 de julho de 1789, em Paris, Luis XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha e da deserção das tropas reais frente ao ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é breve e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: "Isto é uma revolta"; e Liancourt corrigiu-o: "Não, Senhor, isto é uma revolução". (Adaptado de: ARENDT, Hannah. "Da Revolução". São Paulo: Ática; Brasília: Editora da UNB,1988, p.38.)

Com base nesse diálogo e nos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, responda: Por que os populares investiram contra a Bastilha?

39) Diferencie, do ponto de vista conceitual, "revolta" e "revolução".

40) "Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa. Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentados. Se surpreendermos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo irá infinitamente melhor sem os outros..."

Abade Sieyès. "O que é o Terceiro Estado?"

Considerando o texto apresentado, identifique 2 (dois) grupos sociais que compunham o Terceiro Estado e explique seus descontentamentos às vésperas da Revolução Francesa:
Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros