36
39
40
41
42
A segunda proposta de regionalização que visa corrigir distorções e simplificações das anteriores é aquela elaborada por Milton Santos e Maria Laura Silveira, em 2001. Os autores propõem a divisão do país em "quatro brasis", levando em consideração aspectos socioeconômicos e principalmente o meio geográfico presente nestas regiões, com foco no entendimento da articulação do território brasileiro a partir da inserção de nossa economia periférica no capitalismo globalizado. Santos e Silveira consideram a região como particularidade vinculada ao todo e caracterizada por sua funcionalidade em relação à totalidade do sistema mundial.
Dessa forma, essa proposta evidencia que as regiões - na dinâmica atual do capitalismo globalizado - tendem a progressivamente perder sua autonomia, embora ainda continuem detentoras de características particulares herdadas de sua história e reproduzidas pela divisão social e territorial do trabalho.
Fonte: adaptado de: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8911/1/Regi%C3%A3o%20e%20regionaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf.
Acesso em: 5 set. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
LA proposta de regionalização elaborada por Milton Santos e Maria Laura Silveira em 2001 visa corrigir distorções das propostas anteriores ao
dividir o Brasil em quatro regiões, considerando aspectos socioeconômicos e meio geográfico.
PORQUE
IL A proposta apresentada reflete a ideia de que, com o capitalismo globalizado, as regiões perdem autonomia progressivamente, mas ainda mantêm características históricas e sociais.
Arespeito dessas asserrões assinale a opção.cometa:
Q Pesquisar
acer
1029
24/08/2004
Lada