Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
39. A distrofia muscular Duchenne é ligada ao cromossomo X e...
- A distrofia muscular Duchenne é ligada ao cromossomo X e geralmente só afeta os homens. A doença manifesta-se na infáncia; as vitimas enfraquecem progressivamente e morrem antes da adolescência.
a) Qual é a probabilidade de uma mulher cujo irmão sofre de Duchenne ter um descendente do sexo masculino afetado?
b) Supondo que um tio materno (irmão da mãe) de uma mulher teve Duchenne, qual é a probabilidade de a mulher ter recebido o alelo?
A BIOLOGIA NO VESTIBULAR
QUESTÓES OBJETIVAS
40. (UFSM) Considere as afirmações:
I. Em humanos, a determinação do sexo cromossômico do zigoto (XX ou XY) depende do gameta masculino que fecunda o óvulo.
II. Em mamiferos, as fêmeas possuem apenas um cromossomo X e os machos, dois.
III. Em mamiferos, nas células somáticas de fêmeas normais, é possível observar o cromossomo X que foi inativado, pois este corresponde an corpúsculo de Barr ou cromatina sexual.
Está(áo) correta(s)
a) apenas I.
d) apenas I E II.
b) apenas II.
e) apenas I e III.
c) apenas III.
41. (UFRS) Um homem é heterozigoto para um gene autossômico, Aa, e possui um alelo ligado ao X recessivo b. Que proporção dos seus espermatozóides espera-se que seja A/Xb ?
a) 0%
c) 50%
e) 100%
b) 25%
d) 75%
42. (MACK) Um indivíduo daltônico e não míope, filho de pai míope, casa-se com uma mulher normal para ambas as características. O casal já tem uma filha daltônica e míope. Sabendo que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao sexo e que a miopia é uma herança autossômica recessiva, a probabilidade de terem uma menina normal para ambas as características é de
a) 3/16.
c) 1/16,
e) 9/16
b) 1/4.
d) 1/2.
43. (UFLAVRAS) Em bovinos ocorrem 60 cromossomos na célula somática, sendo 58 autossomos mais dois cromossomos sexuais, XX na fêmea, e58 autossomos mais XY no macho. O gene responsável pela quantidade de pelos no animal está situado no cromossomo X. Esse gene é representado por dois alelos, o K, responsável por animal peludo, e o r, recessivo, responsável por animal sem pêto.
A partir do cruzamento
X′Y×XRX′,
130
PARTE I - GENETICA
as proporções fenotípicas esperadas na descendência são
a) Macho peludo: 1/4;
d) Macho peludo. 36/64,
Macho sem pèlo: 1/4;
Macho sem pélo: 9/64
Fêmea peluda: 1/4;
Fêmea sem pêlo: 1/4.
Fêmea peluda: 9/64
Fêmea sem pêlo: 10/64.
b) Macho peludo: 9/16;
e) Macho peludo: 1/8 :
Macho sem pêlo: 3/16;
Fêmea peluda: 3/16;
Macho sem pêlo: 3/8;
Fêmea peluda: 3/8;
Fêmea sem pêlo: 1/16.
Fêmea sem pêlo: 1/8.
c) Macho peludo: 3/8;
Macho sem pêlo: 1/8
Fêmea peluda: 3/8;
Fêmea sem pêlo: 1/8.
44. (UFRS) Interprete o heredograma abaixo.
Identifique o mais provável padrão de herança representado no heredograma:
a) autossômica dominante;
b) ligada ao X dominante;
c) ligada ao Y dominante;
d) ligada ao Y recessiva;
e) ligada ao X recessiva.
45. (UEL) Em seres humanos, uma forma de daltonismo que provoca cegueira para as cores vermelha e verde é determinada pelo gene recessivo d, ligado ao cromossomo X. Ao consultar um médico, um casal fica sabendo que todos os seus filhos do sexo masculino serão daltônicos; já as meninas serâo normais. Qual das opções fenotipicas abaixo corresponde à do casal em questao?
a) Homem normal e mulher normal.
b) Homem normal e mulher daltônica.
c) Homem daltônico e mulher daltônica.
d) Homem daltônico e mulher normal.
e) Homem normal e mulher normal, porém portadora de gene recessivo d.
46. (UFSCAR) Em droвófila, o caráter cerdas retorcidas é determinado por um gene recessivo e ligado ao sexo. O alelo dominante determina cerdas normais (não retorcidas).
Uma fêmea heterozigota foi cruzada com um macho normal. A descendência esperada será de
a) 50% de machos e 50% de fêmeas normais e 50% de machos e 50% de fêmeas com cerdas retorcidas.
b) 50% de machos normais, 50% de machos com cerdas retorcidas e 100% de fêmeas normais.
c) 100% de machos normais, 50% de fêmeas com cerdas retorcidas e 50% de fêmeas normais.
d) 100% de machos com cerdas retorcidas e 100% de fêmeas normais.
e) 100% de machos normais e 100% de fêmeas com cerdas retorcidas.
- A distrofia muscular Duchenne é ligada ao cromossomo X e geralmente só afeta os homens. A doença manifesta-se na infáncia; as vitimas enfraquecem progressivamente e morrem antes da adolescência. a) Qual é a probabilidade de uma mulher cujo irmão sofre de Duchenne ter um descendente do sexo masculino afetado? b) Supondo que um tio materno (irmão da mãe) de uma mulher teve Duchenne, qual é a probabilidade de a mulher ter recebido o alelo?
A BIOLOGIA NO VESTIBULAR QUESTÓES OBJETIVAS 40. (UFSM) Considere as afirmações: I. Em humanos, a determinação do sexo cromossômico do zigoto (XX ou XY) depende do gameta masculino que fecunda o óvulo. II. Em mamiferos, as fêmeas possuem apenas um cromossomo X e os machos, dois. III. Em mamiferos, nas células somáticas de fêmeas normais, é possível observar o cromossomo X que foi inativado, pois este corresponde an corpúsculo de Barr ou cromatina sexual. Está(áo) correta(s) a) apenas I. d) apenas I E II. b) apenas II. e) apenas I e III. c) apenas III. 41. (UFRS) Um homem é heterozigoto para um gene autossômico, Aa, e possui um alelo ligado ao X recessivo b. Que proporção dos seus espermatozóides espera-se que seja A/Xb ? a) 0% c) 50% e) 100% b) 25% d) 75% 42. (MACK) Um indivíduo daltônico e não míope, filho de pai míope, casa-se com uma mulher normal para ambas as características. O casal já tem uma filha daltônica e míope. Sabendo que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao sexo e que a miopia é uma herança autossômica recessiva, a probabilidade de terem uma menina normal para ambas as características é de a) 3/16. c) 1/16, e) 9/16 b) 1/4. d) 1/2. 43. (UFLAVRAS) Em bovinos ocorrem 60 cromossomos na célula somática, sendo 58 autossomos mais dois cromossomos sexuais, XX na fêmea, e58 autossomos mais XY no macho. O gene responsável pela quantidade de pelos no animal está situado no cromossomo X. Esse gene é representado por dois alelos, o K, responsável por animal peludo, e o r, recessivo, responsável por animal sem pêto. A partir do cruzamento
X′Y×XRX′,130 PARTE I - GENETICA as proporções fenotípicas esperadas na descendência são a) Macho peludo: 1/4; d) Macho peludo. 36/64, Macho sem pèlo: 1/4; Macho sem pélo: 9/64 Fêmea peluda: 1/4; Fêmea sem pêlo: 1/4. Fêmea peluda: 9/64 Fêmea sem pêlo: 10/64. b) Macho peludo: 9/16; e) Macho peludo: 1/8 : Macho sem pêlo: 3/16; Fêmea peluda: 3/16; Macho sem pêlo: 3/8; Fêmea peluda: 3/8; Fêmea sem pêlo: 1/16. Fêmea sem pêlo: 1/8. c) Macho peludo: 3/8; Macho sem pêlo: 1/8 Fêmea peluda: 3/8; Fêmea sem pêlo: 1/8. 44. (UFRS) Interprete o heredograma abaixo. Identifique o mais provável padrão de herança representado no heredograma: a) autossômica dominante; b) ligada ao X dominante; c) ligada ao Y dominante; d) ligada ao Y recessiva; e) ligada ao X recessiva. 45. (UEL) Em seres humanos, uma forma de daltonismo que provoca cegueira para as cores vermelha e verde é determinada pelo gene recessivo d, ligado ao cromossomo X. Ao consultar um médico, um casal fica sabendo que todos os seus filhos do sexo masculino serão daltônicos; já as meninas serâo normais. Qual das opções fenotipicas abaixo corresponde à do casal em questao? a) Homem normal e mulher normal. b) Homem normal e mulher daltônica. c) Homem daltônico e mulher daltônica. d) Homem daltônico e mulher normal. e) Homem normal e mulher normal, porém portadora de gene recessivo d. 46. (UFSCAR) Em droвófila, o caráter cerdas retorcidas é determinado por um gene recessivo e ligado ao sexo. O alelo dominante determina cerdas normais (não retorcidas). Uma fêmea heterozigota foi cruzada com um macho normal. A descendência esperada será de a) 50% de machos e 50% de fêmeas normais e 50% de machos e 50% de fêmeas com cerdas retorcidas. b) 50% de machos normais, 50% de machos com cerdas retorcidas e 100% de fêmeas normais. c) 100% de machos normais, 50% de fêmeas com cerdas retorcidas e 50% de fêmeas normais. d) 100% de machos com cerdas retorcidas e 100% de fêmeas normais. e) 100% de machos normais e 100% de fêmeas com cerdas retorcidas.