A histerossalpingografia tem como objetivo estudar o útero e as tubas uterinas. A principal indicação é a avaliação da permeabilidade tubária em pacientes de investigação de infertilidade. Considerando o protocolo para o exame de histerossalpingografia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Este exame é realizado sempre pelo médico. O exame é realizado com a paciente em decúbito dorsal (posição ginecológica), sendo o colo do útero caracterizado por via transvaginal e injetado contraste.
( ) O exame termina com uma passagem de contraste para o peritônio ou ausência dessa passagem, mesmo após várias incidências.
( ) O preparo do paciente de ser de jejum absoluto de 6 a 8 hs antes do exame; Tomar laxantes para o trato intestinal estar livre de gases e material fecal; Refeição leve no dia anterior ao exame.
( ) Utiliza-se contraste iodado iônicos e os não-iônicos diluídos em soro fisiológico.
Após a avaliação da radiografia simples e feita assepsia local, o médico introduz um especulo na vagina e pinça o útero com o máximo cuidado para não perfurar.
( ) Para realização do exame é injetado 10 ml de contraste através de um aparelho próprio, e realiza as seguintes incidências: uma radiografia da região pélvica em AP, e uma oblíqua conforme orientação médica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
Alternativas:
a)
V-V-F-V-V
b)
V-V-V-V-V
c)
V-F-V-V-F
d)
F- V-F-V-F
e)
V-V-F-V-F
A RESPOSTA ESTAVA ERRADA