4-A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, a construção de identidade racial, chamando de "negros" todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os "pretos".
A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo
a) eliminar privilégios de classe.
b) alterar injustiças econômicas.
c) combater discriminações étnicas.
d) identificar preconceitos religiosos.
e) reduzir as desigualdades culturais.
5-Durante a Quarta República brasileira, foram realizadas quatro eleições presidenciais, respectivamente em 1945, 1950, 1955 e 1960. Os grandes partidos políticos que travavam disputa nessas eleições eram PTB, PSD e UDN. No caso da União Democrática Nacional (UDN), qual foi o único candidato que esse partido conseguiu eleger?
a) Juarez Távora.
b) Juscelino Kubitschek.
c) Jânio Quadros.
d) João Goulart.
e) Getúlio Vargas.
6-(Funde - adaptado) Leia o trecho a seguir.
"O anticomunismo e a retórica moralista de Jânio em muito agradava aos udenistas. Misturando o discurso conservador com práticas populistas, Jânio consegue o impossível: ser de direita e conquistar o apoio das massas."
PRIORE, Mary. VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010, p. 196.
a) Obteve ampla vitória, consolidando, pela primeira vez, a vitória udenista para a presidência do Brasil.
b) Causou constrangimento dentro da UDN na medida em que, na indicação de ministérios, pouco consultou a coligação de partidos que o elegeu.
c) No âmbito externo, desagradou aliados ao adotar uma política que não se alinhou totalmente aos Estados Unidos, aproximando-se de países do bloco comunista.