"Abrimos um livro ilustrado. Olhamos o sonho 'dentro' do livro. Entretanto, de uma maneira ou de outra, somos afetados pelo seu formato, a textura do papel, a direçāo na qual as páginas sāo viradas. Os aspectos físicos do livro podem limitar a imaginaçāo do artista, mas, por outro lado, podem se tornar um novo ponto de partida para a imaginaçāo". (LEE, Suzy. A trilogia da margem. Sāo Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 6).
A partir da citaçāo acima e, baseado nos seus conhecimentos, podemos afirmar que:
Selecione uma alternativa:
a) O formato, a textura do papel e a direção das páginas sāo elementos que afetam a leitura do livro, atrapalhando a concentraçāo no texto verbal narrativo, que deve prevalecer no ato da leitura.
b) Os aspectos físicos do livro limitam a imaginaçāo do artista de maneira que suas peculiaridades devem ficar a cargo exclusivamente do designer gráfico. Da mesma forma, ao escritor cabe escrever e ao ilustrados cabe ilustrar, sem que haja interaçăo entre estes campos criativos.
c) Os aspectos fisicos do livro ilustrado podem ser um ponto de partida para a imaginaçăo uma vez que possuem potência narrativa superior à do texto verbal, confirmando a tendência contemporânea de ascensão do livro-imagem (livros sem o código verbal).
d) Todo livro ilustrado é expressāo do sonho do artista, cuja essência se desfaz aos olhos do leitor devido aos limites fisicos do livro.
e) Embora o Iftro seja composto por um limite espacial, o autor de livro ilustrado pode fazer uso desses limites em beneficio da narrativa que produz, explorando aşáginas de maneira criativa.
Anterior
Proxima