- Em um depósito de grãos ensacados uma grande estante com quatro prateleiras de 1,5 m de altura armazena a mercadoria que será despachada. Ainda no solo, seis sacos de grãos com 20 kg cada, são arrumados sobre um pallet de madeira, que é recolhido por uma empilhadeira. Cada pallet possui 5 kg de massa.
Considerando a aceleração da gravidade igual 10 m/s², o conjunto sacos mais pallet como um corpo e desprezando suas dimensões, a energia potencial gravitacional adquirida pelo conjunto pallet mais sacos de grãos, ao saírem do chão e serem guardados no quarto andar da estante, corresponde a
a) 5 400 J.
b) 4 300 J.
- Observe a situação descrita na tirinha abaixo.
Você quer matar ou acertar a maçã?
Você deve mirar mais para cima, para compensar a gravidade!
Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. A transformação, nesse caso, é de energia
a) potencial elástica em energia gravitacional.
b) gravitacional em energia potencial.
c) potencial elástica em energia cinética.
d) cinética em energia potencial elástica.
e) gravitacional em energia cinética.
- Um automóvel, em movimento uniforme, anda numa estrada plana, quando começa a descer uma ladeira, na qual o motorista faz com que o carro se mantenha sempre com velocidade escalar constante.
Durante a descida, o que ocorre com as energias potencial, cinética e mecânica do carro?
a) A energia mecânica mantém-se constante, já que a velocidade escalar não varia e, portanto, a energia cinética é constante.
b) A energia cinética aumenta, pois a energia potencial gravitacional diminui e quando uma se reduz, a outra cresce.
c) A energia potencial gravitacional mantém-se constante, já que há apenas forças conservativas agindo sobre o carro.
d) A energia cinética diminui, pois a energia potencial gravitacional diminui.
e) A energia cinética mantém-se constante, já que não há trabalho realizado sobre o carro.
- Um motociclista está com sua moto em uma rodovia com radar a uma velocidade de 72 km/h. Após passar pelo radar, ele acelera e sua velocidade chega em 108 km/h. Sabendo que a massa do conjunto moto e motociclista é de 400 kg, determine a variação de energia cinética sofrida pelo motociclista.