4. (G1 - ifce 2020) O trabalho realizado por uma força const...
(G1 - ifce 2020) O trabalho realizado por uma força constante que atua em um corpo na direção do seu movimento é calculado pelo produto entre a força e o deslocamento realizado pelo corpo sob a ação dessa força. Se a força está a favor do movimento, dizemos que seu trabalho é motor, se a força está em sentido contrário ao movimento, dizemos que seu trabalho é resistente. A intensidade da força de atrito que, agindo em um corpo lançado sobre uma superfície horizontal, realiza um trabalho resistente de 120 joules, fazendo o corpo parar após percorrer uma distância, em linha reta, de 8,0 metros, em N, é igual a (Considere a força de atrito constante ao longo do movimento) a) 12. b) 18. c) 20. d) 15. e) 25.
(Uerj 2020) Uma criança é puxada por seu pai por uma distância horizontal de 20 m, sob a ação da força resultante constante FR, orientada conforme o esquema a seguir. Desprezando as forças dissipativas, calcule, em joules, o trabalho realizado por FR quando o conjunto velocípede e criança percorre a distância de 20 m.
(Uece 2020) Um elevador, de modo simplificado, pode ser descrito como um sistema composto por duas massas ligadas por uma corda inextensível e suspensas por uma polia de eixo fixo. Uma das massas é um contrapeso e a outra massa é a cabine com seus passageiros. Considerando uma situação em que a cabine executa uma viagem de subida, é correto afirmar que a) o trabalho realizado pela força peso é negativo sobre a cabine e positivo sobre o contrapeso. b) o trabalho total realizado pela força peso sobre o conjunto cabine e contrapeso é sempre nulo. c) a energia cinética do contrapeso tem sempre o mesmo valor da energia cinética da cabine, pois as duas velocidades têm o mesmo módulo. d) a energia potencial da cabine é sempre decrescente nessa viagem.
(Uece 2019) Uma criança desce um tobogã por uma extensão de 3 m. Suponha que a força de atrito entre a criança e o tobogã seja 0,1 N e que o ângulo de inclinação da superfície seja 30° em relação a horizontal. O trabalho realizado pela força de atrito nessa descida é, em Joules, a) 0,3. b) 3. c) 3 cos(30°). d) 0,3 cos(30°).
(G1 - ifce 2019) Um corpo de 3 kg de massa, inicialmente em repouso, é puxado sobre uma superfície horizontal, sem atrito, por uma força constante também horizontal de 4 N. O trabalho realizado após percorrer 5 m, em J, foi a) 15. b) 12. c) 20. d) 9. e) 7.