43
Sobre os conceitos de emergência e urgência, e a estrutura e organização do pronto-socorro, assinale a afirmativa correta.
(A) A distinção conceitual entre as condições de urgência e emergência não se trata de um marco regulatório importante e não influencia na classificação de risco nos prontos atendimentos.
(B) Define-se emergência como uma condição de agravo à saúde que implique em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.
(C) A emergência é uma situação médica que pode ser tratada sem pressa, enquanto a urgência requer atendimento imediato, pois há risco iminente de morte ou sequelas.
(D) O pronto-socorro é responsável apenas por atender casos de urgência, não sendo necessário realizar a classificação de risco dos pacientes.
(E) A urgência é um problema de saúde caracterizado como crônico e é no pronto-socorro que estes casos são atendidos, pois é a unidade de saúde responsável pelo atendimento exclusivo de doenças crônicas.
44
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por diferentes micro-organismos. No Sistema Único de Saúde (SUS), há profissionais, métodos diagnósticos e tratamentos disponíveis, além de medidas de prevenção.
Ao realizar um trabalho de educação em saúde sobre IST, o técnico de enfermagem deve incluir a seguinte orientação:
Se a mulher detectar presença de corrimento vaginal, deve observar a consistência, a cor, as alterações no odor, a presença de prurido e/ou irritação local para que possa fazer um relato objetivo e preciso na consulta de enfermagem e/ou médica para a avaliação de infecção vaginal.
(B) Adolescentes com vida sexualmente ativa podem receber preservativos externos (camisinhas) gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação do cartão do SUS e de um documento com foto.
(C) No caso dos preservativos externos, a camisinha masculina é descartável e de uso único, mas a feminina pode ser reutilizada desde que seja adequadamente higienizada.
(D) Gestação e lactação são condições que contraindicam a imunização contra a hepatite B.
(E) A sífilis é uma doença grave e deve ser prevenida com medidas comportamentais eficazes, pois é de difícil tratamento em virtude da resistência do T. pallidum aos antibióticos existentes.