- A cada geração, mais e mais pessoas estão familiarizadas com as TICs. Essas tecnologias compreendem tudo o que medeia a comunicação, incluindo hardware, smartphones e softwares, aplicativos de troca de mensagens e, no caso da educação, as plataformas de EAD. Certamente não se pode conceber a relação de ensino e aprendizagem sem que se utilizem as TICs nas instituições de ensino superior.
Se existem ganhos enormes, pois potencializam a experiência de aprendizado, também podem existir perigos, que exigem cuidados e mecanismos de segurança. Nem todas as pessoas que cursam a EAD são nativas digitais e, mesmo para estes, se faz necessário que uma instituição de ensino mantenha uma constante campanha de conscientização do uso adequado da internet em ambientes educacionais.
Tendo em vista a situação descrita, analise as assertões a seguir:
I. Uma campanha de conscientização sobre o uso correto da internet deve alertar a comunidade acadêmica sobre o cuidado com o que se posta em redes sociais, pois alguns comentários podem ser interpretados como cyberbullying.
II. As pessoas têm liberdade de manifestar-se e expressar seu pensamento, e restringir isso de maneira absoluta fere preceitos constitucionais. Não se recomenda a menção sobre o tema em uma campanha de conscientização das TICs em uma instituição.
III. A campanha deve rever o respeito aos direitos de imagem e autoria. Postar fotografia ou vídeo de alguém em situações constrangedoras e copiar conteúdos na internet sem citação de fontes são alguns casos nítidos de infração ao direito de ter, resguardar e dar crédito à imagem.
De acordo com o que se afirma em:
O: A. I, apenas.
O: B. II, apenas.
O: C. III, apenas.
O: D. I e III.