- Os agentes externos desgastam, destroem e reconstroem rochas e o relevo, transformando a superfície terrestre em uma ação denominada erosão. Relação o tipo de erosão as características correspondentes.
I. Erosão Eólica
II. Erosão Fluvial
III. Erosão Glaciária
IV. Erosão Marinha
V. Erosão Pluvial.
Geografia
( ) Forma como ação construtiva as restingas e os recifes, e como ação destrutiva ou de desgaste provoca as falésias.
( ) Torna mais intensa sua ação sobre os solos sem cobertura vegetal, seu tipo mais agressivo forma crateras que resultam em prejuízos econômicos.
( ) É responsável por escavar o leito, modelando vertentes e formando vales. Transporta materiais de grandes altitudes e distâncias originando planícies e deltas.
( ) Atua principalmente nos desertos e nas praias, onde o depósito de materiais resulta em uma acumulação típica de areias móveis denominadas dunas.
( ) Atua em regiões de montanhas.
- Processos físicos, químicos e biológicos associados às ações antrópicas alteram significativamente o relevo.
Observe as figuras a seguir.
Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre gênese e transformação do relevo, é correto afirmar:
a) A figura II mostra que transformação do relevo e diferenças estruturais das rochas são fenômenos sem correlação entre si.
b) Conforme indicam as figuras I a IV, ações antrópicas, tipos de rochas, clima, declividades topográficas e duração dos processos são fatores atuantes na diversificação das formas de relevo.
c) A figura IV mostra que a gênese das formas de relevo está condicionada à dinâmica de apropriação e uso do solo urbano.
d) As figuras I a IV mostram que intemperismo, erosão e cobertura vegetal são irrelevantes na transformação do relevo, cuja dinâmica revela a existência de processos autônomos.
e) Como mostra a figura I, os processos de gênese e transformação do relevo são intensos nas médias e altas vertentes e nulos nas áreas de deposição.