Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Edna

SENT BY THE APP
Estudos Gerais03/28/2025

6) (FGV 2013) A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorri...

  1. (FGV 2013) A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada por um novo ciclo de industrialização na Inglaterra e pela mesclação do capital britânico.

a) investir seus capitais excedentes nas colônias, obter mercados fornecedores de matérias-primas e reservar mercados para seus produtos industrializados; b) desenvolver a produção de gêneros alimentícios nas colônias, visando suprir as deficiências de grãos existentes na Europa na virada do século; c) buscar "áreas novas" para a emigração, uma vez que a pressão demográfica na Europa exigia uma solução para o problema; d) promover o desenvolvimento das colônias através da aplicação de capitais excedentes em programas sociais e educacionais; e) favorecer a atuação dos missionários católicos junto aos pagãos e assegurar a livre concorrência comercial.

  1. A ocupação do continente africano, não só a dele, foi justificada como a ideologia da missão civilizatória. Quais são as bases que sustentam essa ideologia?

  2. Essas justificativas utilizadas pelas nações imperialistas, no entanto, eram utilizadas para encobrir os reais interesses. Quais eram esses interesses?

  3. O Imperialismo é fruto do desenvolvimento do capitalismo, que nasceu com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Em relação às causas do imperialismo, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as que são falsas.

f) Consolidação do modo de produção industrial como predominante em detrimento da manufatureira.

g) Invenções de novas máquinas, novos meios de transporte, novos meios de comunicação, novas formas de explorar a produção e utilização de energia etc. h) Alterações nas relações de trabalho e na forma como o mercado internacional se organizava.

a) ( ) Surgimento de economias globais.

6) (FGV 2013) A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada
por um novo ciclo de industrialização na Inglaterra e pela mesclação do capital britânico.

a) investir seus capitais excedentes nas colônias, obter mercados fornecedores de matérias-primas e reservar mercados para seus produtos industrializados;
b) desenvolver a produção de gêneros alimentícios nas colônias, visando suprir as deficiências de grãos existentes na Europa na virada do século;
c) buscar "áreas novas" para a emigração, uma vez que a pressão demográfica na Europa exigia uma solução para o problema;
d) promover o desenvolvimento das colônias através da aplicação de capitais excedentes em programas sociais e educacionais;
e) favorecer a atuação dos missionários católicos junto aos pagãos e assegurar a livre concorrência comercial.

8) A ocupação do continente africano, não só a dele, foi justificada como a ideologia da missão civilizatória. Quais são as bases que sustentam essa ideologia?

9) Essas justificativas utilizadas pelas nações imperialistas, no entanto, eram utilizadas para encobrir os reais interesses. Quais eram esses interesses?

10) O Imperialismo é fruto do desenvolvimento do capitalismo, que nasceu com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Em relação às causas do imperialismo, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as que são falsas.

f) Consolidação do modo de produção industrial como predominante em detrimento da manufatureira.

g) Invenções de novas máquinas, novos meios de transporte, novos meios de comunicação, novas formas de explorar a produção e utilização de energia etc.
h) Alterações nas relações de trabalho e na forma como o mercado internacional se organizava. 

a) ( ) Surgimento de economias globais.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee