-
João e António elaboraram um total de 112 tabelas. Sabe-se que a razão entre as quantidades de tabelas elaboradas por João e António é igual a 3/5. Logo, António elaborou, a mais do que João, a seguinte quantidade de tabelas:
(A) 25
(B) 28
(C) 33
(D) 36
-
A razão entre a idade de Pedro e a de seu pai é igual a 2/3. Se a soma das duas idades é igual a 55 anos, então Pedro tem:
(A) 12 anos
(B) 13 anos
(C) 10 anos
(D) 15 anos
-
Sandra, que é enfermeira, sempre aplica certo medicamento nos seus pacientes. Ao ler o rótulo, viu que 304 ml do medicamento contém soro e analgésico na razão de 14 para 5. Então, esse medicamento contém, de soro:
(A) 200 ml
(B) 100 ml
(C) 150 ml
(D) 224 ml
-
Para se construir um contrapiso, é comum, na constituição do concreto, se utilizar cimento, areia e brita, na seguinte proporção: 1 parte de cimento, 4 partes de areia e 2 partes de brita. Para construir o contrapiso de uma garagem, uma construtora encomendou um caminhão betoneira com 14 m³ de concreto. Qual é o volume de cimento, em m³, na carga de concreto trazido pela betoneira?
(A) 1,75
(B) 2,00
(C) 2,33
(D) 4,00
-
O estado de qualquer substância gasosa é determinado pela medida de três grandezas: o volume (V), a pressão (P) e a temperatura (T) dessa substância. Para os chamados gases "ideais", o valor do quociente P·V/T é sempre constante. Considere um reservatório que está cheio de um gás ideal. Sem vazar o gás, realiza-se uma compressão do reservatório, reduzindo seu volume à metade. Ao mesmo tempo, uma fonte de calor faz a temperatura do gás ser quadruplicada. Considere P₀ e P₁ respectivamente, os valores da pressão do gás no reservatório, antes e depois do procedimento descrito. A relação entre P₀ e P₁ é:
(A) P₁ = P₀/8
(B) P₁ = P₀/2
(C) P₁ = P₀
(D) P₁ = 8P₀