- (IFCE) O modo de pensar dos gregos antigos, sua organização política, sua cultura ante deixaram marcas profundas na civilização ocidental. Sobre a história desse povo e como afirmar-se que
a) foi no período clássico ateniense que as mulheres conquistaram o direito de participação política e o livre exercício do voto.
b) o período clássico grego, em Atenas, é identificado como o apogeu da democracia, quando os cidadãos gozavam de ampla liberdade e o voto era universal e direto.
c) Esparta era uma cidade-estado que, apesar de militarista e voltada para a guerra, era regida por um sistema oligárquico que apresentava o pleno ideal de democracia.
d) a educação ateniense era voltada para a formação de cidadão e da cidadã, conhecendo (dorta) das suas tradições culturais e militares.
e) as guerras médicas correspondem aos confrontos entre atenienses e espartanos pelo controle da Confederação de Delos.
-
Após as Guerras Médicas, Atenas liderou a criação de uma aliança militar conhecida como Confederação de Delos. A princípio, Esparta participou desse grupo, mas depois decidiu se retirar. Sobre esse assunto, responda às perguntas.
a) Por que Esparta deixou a Confederação de Delos?
b) No que consistiu a Liga do Peloponeso?
-
(UFSM-Adaptada) Sobre a Guerra do Peloponeso, pode-se afirmar que
a) tratou-se de uma luta entre a Confederação de Delos, chefiada por Esparta, e a cidade-estado de Atenas.
b) constituiu-se na união de duas poderosas ligas, a de Peloponeso e a de Delos contra Atenas.
c) promoveu o fortalecimento da Liga de Peloponeso e a consolidação das cidades-estados gregas.
d) foi a vitória da Grécia sobre os povos persas, ampliando o império e domínio territorial grego.
e) foi responsável pelo declínio da civilização grega, possibilitando a posterior conquista da Grécia pelos macedônios em 340 a.C.