8 Leia, a seguir, um trecho das "Considerações finais".
A partir das pesquisas realizadas para a elaboração deste trabalho, foi possível concluir que a indisciplina sempre esteve presente no ambiente escolar, não sendo algo inusitado nem privilégio do momento atual. A diferença ocorre apenas com relação à abordagem dos educadores sobre a problemática em questão ao longo da História da Educação, refletindo sempre o contexto sociocultural e político de cada época.
Nos dias de hoje, a indisciplina, vista apenas como desobediência, necessita ser repensada, pois deve-se levar em conta uma série de fatores que geram essa indisciplina, a começar pela sociedade capitalista em que vivemos e que induz nossas crianças e nossos jovens ao consumismo desenfreado e à permissividade plena. Dessa forma, se o objetivo for obter um ambiente harmonioso e cooperativo, a disciplina deve reinar neste local. E isso só será possível por meio de regras e limites, discutidos em conjunto, visando sempre o respeito mútuo e o bem-estar comum, ou seja, relembrando a assertiva de Kant, só se deve agir quando essa ação for válida para todos. Em sala de aula, o professor provavelmente manterá a disciplina e alcançará o sucesso desejado em sua prática educativa, se desenvolver uma relação amistosa com seus alunos.
MANDAIO, Claudia. Integração curriculo e tecnologia educacional. Monografia (Especialização em MBA em Gestão Escolar EaD) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2022. p. 78.
Com base nos seus conhecimentos sobre o gênero monografia e na seção "Considerações finais" que a integra, pode-se dizer que essa parte do texto:
a) explicita as conclusões da autora acerca do que foi pesquisado, bem como eventuais aplicações práticas do que foi discutido.
b) introduz o tema da pesquisa e apresenta o modo como as referências teóricas serão utilizadas para análise do objeto de estudo.
c) resume introdução, desenvolvimento e conclusão da pesquisa em dois idiomas para torná-la mais acessível.