-
O sonorizador é um dispositivo físico implantado sobre a superfície de uma rodovia de modo que provoque uma trepidação e ruído quando da passagem de um veículo sobre ele, alertando para uma situação atípica à frente, como obras, sonorizadores, a suspensão do veículo sofre vibrações que produzem ondas sonoras, resultando em um barulho peculiar. Considere um veículo que passe sobre um sonorizador cujas faixas são separadas por uma distância de 5 cm e emite uma frequência de 680 Hz. Considere que a velocidade máxima nesta estrada é de 120km/h, este veículo seria multado por excesso de velocidade? Justifique a sua resposta.
-
Uma pessoa parada na beira de uma estrada vê um automóvel aproximar-se com velocidade de 0,2 da velocidade do som no ar. O automóvel está buzinando, e a sua buzina, por especificação do fabricante, emite um som puro de 800 Hz. Qual será a frequência do som ouvido pelo observador?
-
A exposição a alguns níveis sonoros pode causar lesões auditivas. Por isso, em uma indústria, são adotadas medidas preventivas de acordo com a máquina que o funcionário opera e o nível N de intensidade do som, medido em decibel (dB), a que o operário é exposto, sendo: N = log10 10⁻ - log10 I₀, a intensidade do som e I₀ = 10⁻¹² W/m².
Quando o nível de som é considerado baixo, ou seja, N = 48 dB ou menos, deve ser utilizada a medida preventiva I. No caso de o som ser moderado, quando N está no intervalo (48 dB, 55 dB), deve ser utilizada a medida preventiva II. Quando o som é moderado alto, que equivale a N no intervalo (55 dB, 80 dB), a medida preventiva I será usada é a III. Se N estiver no intervalo (80 dB, 115 dB), quando o som é considerado alto, deve ser utilizada a medida preventiva IV. E se o som é considerado muito alto, com N maior que 115 dB, deve-se utilizar a medida preventiva V. Uma nova máquina, com I = 8 x 10⁻¹⁰ W/m², foi adquirida e será classificada de acordo com o nível de ruído que produz. Considere 0,3 como aproximação para log10 2. Qual medida preventiva o funcionário que operará a nova máquina deverá adotar?