Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Brenda
8. (Puccamp 2019) As ondas sonoras são ondas de natureza mec...
- (Puccamp 2019) As ondas sonoras são ondas de natureza mecânica e, portanto, necessitam de um meio material para se propagarem. Ao passarem de um meio para outro, pode ocorrer variação na velocidade de propagação dessas ondas, caracterizando o fenômeno de refração.
Se, ao mudar de meio de propagação, a velocidade de uma onda aumentar,
a) seu período diminui.
b) seu período aumenta.
c) a sua frequência diminui.
d) seu comprimento de onda diminui.
e) seu comprimento de onda aumenta.
- (Ufrgs 2019) Considera as afirmações abaixo, sobre o fenômeno da difração.
I. A difração é um fenômeno ondulatório que ocorre apenas com ondas sonoras.
II. A difração ocorre quando uma onda atravessa uma fenda é tanto mais acentuada quanto menor a largura da fenda.
III. A difração ocorre quando uma onda atravessa uma fenda é tanto mais acentuada quanto maior for o comprimento de onda da onda.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
-
(Eear 2019) Um adolescente de 12 anos, percebendo alterações em sua voz, começou a se preocupar com a situação observada com certa regularidade. Em determinados momentos apresentava tom de voz fina em outros momentos tom de voz grossa. A questão relatada pelo adolescente refere-se a uma qualidade do som denominada:
a) altura.
b) timbre.
c) velocidade.
d) intensidade.
-
(Uece 2018) No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estirpe) e no líquido, no interior da cóclea. Ao longo desses meios, as ondas sonoras têm
a) mudança de frequência entre os meios.
b) mudança de velocidade de propagação de um meio para o outro.
c) manutenção na forma de onda e na frequência entre os meios.
-
(Fgv 2018) As figuras 1 e 2 representam a mesma corda de um instrumento musical percorrida pelo músico e vibrando em situação estacionária.
De uma figura para outra, não houve variação na tensão da corda. Assim, é correto afirmar que, da figura 1 para a figura 2, ocorreu
a) aumento na velocidade de propagação das ondas formadas na corda e também na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.
b) aumento na velocidade de propagação das ondas na corda, mas uma diminuição na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.
c) aumento na frequência de vibração da corda.
d) diminuição na frequência de vibração da corda, sendo mantida a frequência de vibração do som emitido pelo instrumento.
e) um aumento na velocidade de propagação das ondas formadas na corda e também na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.
- (Puccamp 2019) As ondas sonoras são ondas de natureza mecânica e, portanto, necessitam de um meio material para se propagarem. Ao passarem de um meio para outro, pode ocorrer variação na velocidade de propagação dessas ondas, caracterizando o fenômeno de refração.
Se, ao mudar de meio de propagação, a velocidade de uma onda aumentar, a) seu período diminui. b) seu período aumenta. c) a sua frequência diminui. d) seu comprimento de onda diminui. e) seu comprimento de onda aumenta.
- (Ufrgs 2019) Considera as afirmações abaixo, sobre o fenômeno da difração. I. A difração é um fenômeno ondulatório que ocorre apenas com ondas sonoras. II. A difração ocorre quando uma onda atravessa uma fenda é tanto mais acentuada quanto menor a largura da fenda. III. A difração ocorre quando uma onda atravessa uma fenda é tanto mais acentuada quanto maior for o comprimento de onda da onda.
Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
-
(Eear 2019) Um adolescente de 12 anos, percebendo alterações em sua voz, começou a se preocupar com a situação observada com certa regularidade. Em determinados momentos apresentava tom de voz fina em outros momentos tom de voz grossa. A questão relatada pelo adolescente refere-se a uma qualidade do som denominada: a) altura. b) timbre. c) velocidade. d) intensidade.
-
(Uece 2018) No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estirpe) e no líquido, no interior da cóclea. Ao longo desses meios, as ondas sonoras têm a) mudança de frequência entre os meios. b) mudança de velocidade de propagação de um meio para o outro. c) manutenção na forma de onda e na frequência entre os meios.
-
(Fgv 2018) As figuras 1 e 2 representam a mesma corda de um instrumento musical percorrida pelo músico e vibrando em situação estacionária.
De uma figura para outra, não houve variação na tensão da corda. Assim, é correto afirmar que, da figura 1 para a figura 2, ocorreu a) aumento na velocidade de propagação das ondas formadas na corda e também na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento. b) aumento na velocidade de propagação das ondas na corda, mas uma diminuição na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento. c) aumento na frequência de vibração da corda. d) diminuição na frequência de vibração da corda, sendo mantida a frequência de vibração do som emitido pelo instrumento. e) um aumento na velocidade de propagação das ondas formadas na corda e também na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.