(UEL) Um menino tem o lobo da orelha preso e pertence a uma famlia na qual o pai, a măe e a irmă possuem o lobo da orelha solto. Esta diferença não o incomodava até começar a estudar genética e aprender que o lobo da orelha solto é um caráter controlado por um gene com dominância completa. Aprendeu também que os grupos sanguíneos, do sisterna ABO, säo determinados pelos alelos IA,1B e i. Querendo saber se era ou não filho biológico deste casal, buscou informaçరes acerca dos tipos sanguineos de cada um da familia. Ele verificou que a māe e a irmã pertencem ao grupo sanguíneo O, e o pai, ao grupo AB. Com base no enunciado, é correto afirmar que:
a) A irmã é quem pode ser uma fillha biológica, se o casal for heterozigoto para o caráter grupo sanguíneo.
b) Ambos os irmăos podem ser os filhos biológicos, se o casal for heterozigoto para os dois caracteres.
c) O menino é quem pode ser um filho biológico, se o casal for heterozigoto para o caráter lobo da orelha solta.
d) A mãe desta familia pode ser a mãe biológica de ambos os filhos, se for homozigota para o caráter lobo da oretha solta.
e) O pai desta familia pode ser o pai biológico de ambos os filhos, se for homozigoto para o caráter grupo sanguíneo.
9.
(UERJ) Em algumas raças de gado bovino, o cruzamento de individuos de pelagem totalmente vermelha com outros de pelagem totalmente branca produz sempre individuos malhados, com pelagem de manchas vermelhas e brancas. Adrnita um grupo de indivíduos malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 20 indivíduos de coloraçăo totalmente vermelha, 40 indivíduos com pelagem malhada e 20 indivíduos com coloraçäo inteiramente branca. O resultado desse cruzamento é exemplo do seguinte fenômeno genético:
a) epistasia.
b) pleiotropia.
c) dominância.
d) codominância.