(9) Leia mais um trecho da monografia de Claudia Mandaio para responder à questão.
Fica evidente que o importante para La Taille não é a desobediência em si, mas a motivação, a razão que está implícita nessa transgressão.
Júlio Groppa Aquino (2000) afirma que a indisciplina atualmente é uma queixa constante de pais e de professores. É um tema significativo, que transborda dificuldade quando se pensa em educar, não apenas na família, mas inclusive na escola, pois ambas são instituições reconhecidas como responsáveis pela educação de crianças e jovens.
[...] Com algumas exceções, o fato é que a maioria dos educadores não sabe administrar atitudes indisciplinadas. O que se deve fazer: dialogar, punir, encaminhar, ignorar? É uma questão muito complexa e que além disso, pode advir de inúmeras causas. Há quem diga que a indisciplina é uma rebeldia típica da adolescência, portanto passageira.
Pode ser também resultado de uma agressividade latente, sempre contra as figuras que inspiram autoridade. Essa agressão surge devido à desagregação de casais que, por sua vez, criam seus filhos de maneira permissiva e, com muita frequência, estão ausentes.
MANDAIO, Claudia. Integração currículo e tecnologia educacional. Monografia (Especialização em MBA em Gestão Escolar EaD) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2022. p. 38-39.
- Ao longo do trecho, a pesquisadora faz uso de uma linguagem marcada por um registro mais subjetivo ou objetivo? Como a escolha de palavras marca o registro adotado?