- Leia o texto.
Astrônomos definem que Plutão deixa de ser planeta
Plutão deixou de ser um planeta em 29 de agosto de 2006, dia em que astrônomos do mundo todo passaram a classificá-lo como um "planeta-anão" e considerar que há apenas oito planetas clássicos no Sistema Solar. [...] "Plutão está morto", afirmou a repórter Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Descoberto em 1930 pelo norte-americano Clyde Tombaugh, Plutão era tido como o nono planeta, o mais distante do Sol. No entanto, a definição de planeta aprovada depois de um acalorado debate entre os 2,5 mil cientistas da União Astronômica Internacional (IAU), que se reuniram em Praga, traçou uma linha clara separando Plutão dos outros oito planetas.
[...] A nova definição - resultado dos primeiros esforços realizados pela IAU para estabelecer cientificamente o que seja um planeta - significa que uma nova categoria, a dos "planetas-anões", foi criada, bem como uma terceira categoria capaz de englobar todos os outros corpos conhecidos do Sistema Solar, com exceção dos satélites.
A partir de agora, os planetas tradicionais serão oito: Mercúrio, Terra, Júpiter, Saturno, Netuno, Vênus, Marte e Urano.
CROSBY, A. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 29 ago. 2006. (Adaptado.)
A ideia principal do texto é
A) o descobrimento do planeta Plutão.
B) o surgimento de um novo planeta.
C) uma categorização dos satélites.
D) uma nova classificação para Plutão.