9-O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-lo a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desorienta. Ele considera que seu futuro profissional não está na Espanha, dado que, pelo contrário, 120 mil compatriotas emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, decidiu emigra para o Chile. Atualmente, Daniel participa de uma pesquisa de procura de emprego em países como Brasil, Alemanha e China. A GULITANY, P. Na Espanha, universidade ensina a emigar. O Globo, 17 fev. 2013
10-"O capitalismo é intrinsecamente instável, mas uma crise tão profunda e danosa quanto a atual era desnecessária: poderia ter sido evitada se o Estado democrático tivesse sido capaz de resistir à desregulação dos mercados financeiros. (...) A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu".
PEREIRA, L. C. B. A crise financeira global e depois: um novo capitalismo? Novos Estudos, n.86, mar. 2010. pp. 51-72.
11- "O atribuir a responsabilidade pela crise econômica atual do capitalismo à desregulamentação dos mercados pelo Estado, o autor do texto tece uma crítica: 51-72.
a) ao capitalismo financeiro
b) ao neoliberalismo econômico
c) à corrupção do Estado
d) à corrupção dos governos
e) à mercantilização da sociedade