A associação da hipnose à terapia cognitivo-comportamental constituiu uma intervenção integrativa proposta para fortalecer o resultado terapêutico. Filosoficamente, está embasada nas teorias cognitiva e comportamental. Essa intervenção foca nas maneiras pelas quais os indivíduos pensam e agem em circunstâncias específicas e como os problemas emocionais e comportamentais podem ser superados. Tal intervenção ofereceu um acréscimo à terapia, facilitando a resolução dos sintomas de resistência, e foi denominada de hipnoterapia cognitiva.
Com base no enunciado anterior, a hipnoterapia cognitiva compreende:
I. uma terapia que não desconsidera o aspecto psicodinâmico que enfoca a mente inconsciente e tem como alvo processos implícitos ou automatizados da cognição e cérebro (pensamentos e sentimentos) que não são mais percebidos conscientemente. As técnicas e procedimentos são projetados para dessensibilizar e reprocessar cognições, emoções e memórias disfuncionais, permitindo uma mudança positiva nas percepções cognitivas e a visualização cênica.
II. uma terapia na qual foi demonstrado que a adição da hipnose aumenta o efeito da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), encurta o número de sessões necessárias para ter efeito benéfico e favorece uma mudança rápida e duradoura. Os procedimentos unidimensionais têm suas limitações. No entanto, uma abordagem multimodal que integra hipnose e TCC oferece uma alternativa eficaz.
III. uma terapia psicodinâmica que enfoca exclusivamente a mente inconsciente com base na teoria psicanalítica e tem como alvo processos implícitos ou automatizados (pensamentos e sentimentos) que não são mais percebidos conscientemente. As técnicas e procedimentos são projetados para tornar o inconsciente consciente, permitindo uma mudança positiva nas percepções cognitivas.
Assinale a alternativa correta.
Selecione a resposta:
A. As afirmativas I e II estão corretas.
B. Todas as afirmativas estão corretas.
C. Apenas a afirmativa I está correta.
D. Apenas a afirmativa III está correta.
E. Apenas a afirmativa I está correta.