Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Richard

SENT BY THE APP
Estudos Gerais04/16/2025

A atitude filosófica: da reflexão à crítica O que é uma ati...

A atitude filosófica: da reflexão à crítica

O que é uma atitude filosófica O que pode ser uma atitude filosófica? Em geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar ou se sobrepor: o espanto, a dúvida, a problematização e o impulso social. O espanto: Ao se espantar, o indivíduo é levado para uma atitude filosófica. A partir do espanto, o questionamento se torna possível e se dá início a um processo de reflexão. O espanto é o ponto de partida da filosofia, porque a filosofia nasce da curiosidade humana. A dúvida: A dúvida acompanha a atitude crítica, pois a dúvida é o ponto inicial para o questionamento de algo que consideramos verdadeiro. Na filosofia, contestamos e problematizamos a realidade para que possamos compreender melhor o mundo em que vivemos. Assim, no ponto de partida, há a formulação de perguntas ou solicitações fundamentais, ou seja, questões que buscam respostas sólidas.

A reflexão: A reflexão também é elemento essencial para a construção da filosofia e da atitude filosófica. É por meio da reflexão que conseguimos desenvolver problematizações sobre a realidade e impulsioná-las. O filósofo reflete sobre a realidade, sobre os valores que sustentam essa realidade e sobre as razões que sustentam esses valores. A racionalidade: Se não há racionalidade, não há filosofia. A racionalidade é um elemento importante para que o filósofo consiga refletir e argumentar sobre as bases que sustentam a realidade. O rigor: A atitude filosófica requer rigor nas reflexões e argumentos. É preciso que o filósofo seja sistemático em seus questionamentos e atitudes. É preciso que o rigor esteja acompanhado de uma investigação sólida para fundamentar sua racionalidade e reflexão. O impulso social: A atitude filosófica não está isolada do mundo. As questões de dúvida pessoal, muitas vezes, são transformadas pelo filósofo em questões sociais e éticas. Na filosofia, é necessário que a dúvida e o rigor estejam acompanhados de um impulso social, que é a preocupação com a sociedade e com as pessoas que vivem nela. A filosofia é, portanto, um movimento de busca por respostas e dúvidas. Não há certezas na filosofia, pois a filosofia é um movimento de busca incessante e contínua. O filósofo deve ampliar sua visão de mundo diante da sociedade para que outras respostas, por outros pontos de vista, outras teorias e outras hipóteses sejam possíveis. Assim, a filosofia é um movimento de reflexão, de questionamento, de busca rigorosa e sistemática, um posicionamento, um modelo de ação que discorre, questiona e propõe novas perspectivas.

Três perguntas que caracterizam atitude filosófica - Para ajudar no trabalho de pensar de atitude assumidamente filosófica, Marilena Chauí apresenta os principais três questionamentos que devem ser formulados para auxiliar na tarefa de iniciar um comportamento baseado na atitude filosófica. A seguir, estão apresentados os questionamentos:

  • O que é? - Consiste em questionar qual o significado de algo, que pode ser um valor, um conceito, uma ideia, uma realidade, uma verdade, um comportamento, um valor ou uma realidade.
  • Por que é? - É preciso também questionar qual a origem do valor, conceito, ideia, verdade, comportamento, valor ou realidade que está sendo questionado.
  • Como é? - Cabe à filosofia indicar quais sistemas de relação e estruturas sustentam os valores, ideias, verdades, conceitos e comportamentos.

Marilena Chauí e a atitude filosófica

Pode fazer um resumo do texto??

A atitude filosófica: da reflexão à crítica

O que é uma atitude filosófica
O que pode ser uma atitude filosófica? Em geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar ou se sobrepor: o espanto, a dúvida, a problematização e o impulso social.
O espanto: Ao se espantar, o indivíduo é levado para uma atitude filosófica. A partir do espanto, o questionamento se torna possível e se dá início a um processo de reflexão. O espanto é o ponto de partida da filosofia, porque a filosofia nasce da curiosidade humana.
A dúvida: A dúvida acompanha a atitude crítica, pois a dúvida é o ponto inicial para o questionamento de algo que consideramos verdadeiro. Na filosofia, contestamos e problematizamos a realidade para que possamos compreender melhor o mundo em que vivemos. Assim, no ponto de partida, há a formulação de perguntas ou solicitações fundamentais, ou seja, questões que buscam respostas sólidas.

A reflexão: A reflexão também é elemento essencial para a construção da filosofia e da atitude filosófica. É por meio da reflexão que conseguimos desenvolver problematizações sobre a realidade e impulsioná-las. O filósofo reflete sobre a realidade, sobre os valores que sustentam essa realidade e sobre as razões que sustentam esses valores.
A racionalidade: Se não há racionalidade, não há filosofia. A racionalidade é um elemento importante para que o filósofo consiga refletir e argumentar sobre as bases que sustentam a realidade.
O rigor: A atitude filosófica requer rigor nas reflexões e argumentos. É preciso que o filósofo seja sistemático em seus questionamentos e atitudes. É preciso que o rigor esteja acompanhado de uma investigação sólida para fundamentar sua racionalidade e reflexão.
O impulso social: A atitude filosófica não está isolada do mundo. As questões de dúvida pessoal, muitas vezes, são transformadas pelo filósofo em questões sociais e éticas. Na filosofia, é necessário que a dúvida e o rigor estejam acompanhados de um impulso social, que é a preocupação com a sociedade e com as pessoas que vivem nela.
A filosofia é, portanto, um movimento de busca por respostas e dúvidas. Não há certezas na filosofia, pois a filosofia é um movimento de busca incessante e contínua. O filósofo deve ampliar sua visão de mundo diante da sociedade para que outras respostas, por outros pontos de vista, outras teorias e outras hipóteses sejam possíveis. Assim, a filosofia é um movimento de reflexão, de questionamento, de busca rigorosa e sistemática, um posicionamento, um modelo de ação que discorre, questiona e propõe novas perspectivas.

Três perguntas que caracterizam atitude filosófica - Para ajudar no trabalho de pensar de atitude assumidamente filosófica, Marilena Chauí apresenta os principais três questionamentos que devem ser formulados para auxiliar na tarefa de iniciar um comportamento baseado na atitude filosófica. A seguir, estão apresentados os questionamentos:

- O que é? - Consiste em questionar qual o significado de algo, que pode ser um valor, um conceito, uma ideia, uma realidade, uma verdade, um comportamento, um valor ou uma realidade.
- Por que é? - É preciso também questionar qual a origem do valor, conceito, ideia, verdade, comportamento, valor ou realidade que está sendo questionado.
- Como é? - Cabe à filosofia indicar quais sistemas de relação e estruturas sustentam os valores, ideias, verdades, conceitos e comportamentos.

Marilena Chauí e a atitude filosófica
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee