A atitude filosófica é o ato de reflexão questionadora própria do filósofo, daquele que, tendo a consciência de que o saber é sempre provisório e também infinito, renova e reinventa sempre as perguntas que formula. É assumir o risco de viver sem verdades.
Para o jusfilósofo brasileiro Miguel Reale (2002, p. 5-6), o nascimento da filosofia é um saber metódico e rigoroso que possibilita chegar à raiz das coisas na interminável e incessante busca do sentido do “ser” e universo existencial.
Dessa forma, os campos que se estende o saber filosófico são: Ética, Lógica, Estética, Epistemologia, Metafisica, que contribuíram para as essenciais e conceitos básicos da filosofia.
Com base no conceito citado acima, assinale a alternativa correta que corresponde as características do conceito Epistemologia:
A ) a) Termo de origem grega, “episteme”, relacionado com a natureza e limites do conhecimento humano. Normalmente definida como “Teoria do Conhecimento” ou “gnosiologia”, que no sentido mais restrito refere-se às condições – metodológicas e técnicas – sob as quais se produz o conhecimento. Como campo filosófico relaciona-se às possibilidades de alcançar a verdade no conhecimento.
B ) b) Do grego “metà” – além de – e “physis” – natureza, física – é um campo filosófico que discute questões para além do agir e conhecer, envolvendo discussão acerca da natureza do que se conhece, sobre o que permite indagar acerca da coisa em si.do grego “ethos” – bons costumes –, diz respeito a escolhas inevitáveis e
inadiáveis quando nos deparamos com condutas e hierarquia de valores que definem
os caminhos a serem seguidos e os que devem ser evitados, levando em conta os
fins a que se destina a justificativa do próprio agir
C ) d) Tem, como preocupação, as estruturas do pensamento e seus encadeamentos racionais que permitem conhecer o ser humano e seu mundo circundante.
D ) c) Do grego “ethos” – bons costumes –, diz respeito a escolhas inevitáveis e inadiáveis quando nos deparamos com condutas e hierarquia de valores que definem os caminhos a serem seguidos e os que devem ser evitados, levando em conta os fins a que se destina a justificativa do próprio agir.