A Atuação do Agente de Compliance e Integridade está em concordância com os avanços regulatórios, como os provenientes da Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) e sua regulamentação por meio do Decreto nº 8.420/2015 e da Resolução Bacen nº 4.595/2017, que consolidam a necessidade do aprimoramento da função de compliance nas empresas e nas instituições financeiras.
Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a atuação do Agente de Compliance e Integridade:
Escolha uma:
O a. A figura do Agente de Compliance e Integridade é de extrema importância para a CAIXA, uma vez que, entre suas atribuições, está a de inspecionar o cumprimento das normas internas e externas, monitorando, reportando, controlando e mitigando riscos em processos, produtos e serviços e participar de estudos visando à melhoria da concepção e elaboração de programas de auditoria.
O b. O Agente de Compliance e Integridade é responsável por averiguar o cumprimento das diretrizes corporativas e pelo fortalecimento da cultura de compliance e integridade, com o propósito de mitigar riscos à realização dos objetivos estratégicos e à conformidade decorrentes da falta de cumprimento de disposições legais, regulamentares e códigos de conduta e compliance.
O c. Os Agentes de Compliance e Integridade são figuras parceiras que auxiliam as áreas na realização dos negócios, atingimento de objetivos estabelecidos e melhoria em produtos, processos e serviços e supervisionam os Controles de Auditoria da CAIXA.
O d. O papel dos Agentes de Compliance e Integridade é fundamental para a CAIXA, pois ele é o responsável por fomentar a cultura de Compliance e Integridade e mitigar riscos nos processos, produtos e serviços, além de elaborar relatórios, pareceres e recomendações técnicas referentes às auditorias efetuadas no âmbito da 3ª Linha.