A avaliação inicial da vítima consiste no segundo momento que o socorrista se depara com o local do acidente. Assim, imaginando um acidente causado por trauma (queda de altura), devemos nos atentar para as condições do ambiente e a segurança. Secundariamente, deveremos iniciar a avaliação inicial da vítima. Com relação a essa avaliação, marque a alternativa correta.
a.
Deve-se verificar primeiro como a vítima se sente e se está acordada. Caso não esteja, o socorro a ser chamado deverá ser aquele relativo às urgências, para que seja feito o mais rápido possível.
b.
Deve-se verificar se a vítima sofre de alguma hemorragia importante, tomando cuidado para não mobilizar seu corpo e correr o risco de movimento excessivo da região cervical.
c.
Para verificar se há pulso, o socorrista deverá primeiro contatar a vítima e também oferecer ajuda para que ela o auxilie no processo, até que consiga encontrar um ponto de medida para o pulso.
d.
Para verificar a respiração da vítima é necessário avaliar se há movimento em suas narinas e no peito, caso negativo, devemos constatar a morte da vítima.
e.
Para verificar a presença de alterações neurológicas, o socorrista deverá fazer testes específicos com a vítima, como é o caso do sinal de Glasgow, o que demandará um pouco mais para se obter alguma resposta.