A avaliação neurofuncional faz parte do dia a dia dos profissionais de fisioterapia, que se utilizam dessa avaliação para elaborar diagnóstico cinético-funcionais de seus pacientes, escolher as melhores modalidades terapêuticas e, ainda, acompanhar a evolução do paciente ao longo de uma intervenção. Durante essa avaliação, além da anamnese, são realizados testes específicos, a fim de analisar diferentes componentes.
Com base nisso, analise o relato de situação a seguir: João é fisioterapeuta e está realizando a avaliação neurofuncional de um paciente idoso, com suspeita de lesão no sistema nervoso. Entre os testes realizados, o profissional realizou o teste em que o paciente ficou deitado e João estimulou a face lateral da superfície plantar do pé do paciente com um objeto pontiagudo.
Sobre esse teste e as possíveis respostas obtidas com ele, analise as afirmativas a seguir.
I.Esse teste se refere ao teste de sinal de Babinski, que, quando positivo, indica uma lesão do neurônio motor superior.
II.A resposta esperada, em casos de normalidade, é a extensão do hálux e a abdução dos demais dedos, formando um leque.
III.Em casos de pacientes com danos neurológicos, o teste é considerado positivo se o paciente fletir os dedos como resposta ao estímulo.
É correto o que se afirma em:
a.
III, apenas.
b.
I e III, apenas.
c.
I, II e III.
d.
I, apenas.
e.
I e II, apenas.