A capacidade de segurança de uma estrutura está associada à capacidade de resistência do material em todos os pontos da estrutura. Um dos critérios para verificação da segurança de uma estrutura é a comparação com a tensão normal solicitante (provocada pelo esforço normal) em qualquer ponto da estrutura com a tensão admissível do material, que representa a capacidade que o material tem para resistir tensões normais.
Tensões normais
Para verificar se a estrutura tem condições de suportar a carga aplicada, é necessário determinar se cada uma das barras tem condição de suportar o esforço normal atuante.
Em outras palavras, é
preciso verificar se o material tem capacidade para resistir o esforço normal em cada barra.
Entretanto, a capacidade de resistência de um material é caracterizada por um efeito pontual. Como o esforço interno é um esforço integral da seção transversal de uma barra, para obter o efeito em um ponto da barra, é preciso dividir o esforço normal pela área da seção transversal. O resultado desta divisão é denominado tensão normal: o = N / A, sendo N o esforço normal na barra e A a área da seção transversal.
Unidades de tensão.
Força interna
Área da seção
Transversal
*Força esterna
Tensão = Unidade de Força
Unidade de Área
N(Newton)
•= Pa(Pascal)
m? (metro quadrado)
Unidades de tensão
• 1 Pa (Pascal) é a tensão resultante da aplicação de uma força de 1 N (Newton) em uma área de 1 m°:
1 Pa = 1 N/m?.
• 1 kPa (kilo-Pascal) = 1000 N/m' = 1 kN/m'
A = n.r2
raio = diâmetro ocabo = traçad
CS = Omaterial
O Cabo