A carreira de farmacêutico bromatologista é cada vez mais disputada pelo mercado de trabalho. Com o aumento da complexidade das legislações do setor, a maior procura por produtos nutracêuticos, a crescente preocupação com a qualidade dos alimentos industrializados e a necessidade de aumento de produtividade industrial, houve uma valorização da atuação do profissional de farmácia na área de alimentos.
Considerando estas informações, imaginemos uma situação em que uma estudante do último ano do Ensino Médio, pesquisando sobre qual carreira e curso escolher, se depara com uma reportagem sobre o farmacêutico bromatologista. Interessada no assunto, resolve pesquisar sobre o campo de atuação e suas funções.
O farmacêutico que se especializa na área de alimentos é chamado de farmacêutico bromatologista. O profissional farmacêutico que atuar na indústria de alimentos pode desempenhar diversas funções, dentre elas:
A. realização do controle de qualidade microbiológico, químico, físico-químico das matérias primas e produtos acabados.
B. execução de exames laboratoriais auxiliando no diagnóstico de doenças no monitoramento e adesão ao tratamento.
C. realização de exames que atestem as condições de saúde do trabalhador frente ao risco da exposição ocupacional.
D. aconselhar os pacientes sobre os riscos da automedicação, além da dispensa de medicamentos.
E. utilizar técnicas de tratamento facial e corporal através de produtos, materiais atuando na preservação, melhoramento ou restauração estética do corpo humano.