a) Cite um grupo de metazoário que apresente um embrião com as características descritas acima e indique os nomes dos folhetos a, b e c.
b) Explique o papel do folheto c na formação do corpo de um metazoário adulto.
c) Explique a diferença entre um embrião de metazoário e um embrião de cnidário.
- (UEL-PR) Além da simetria, os tecidos embrionários e a origem das cavidades corporais podem auxiliar na compreensão das principais relações evolutivas existentes entre os diferentes grupos animais. Com base nos conhecimentos sobre as tendências evolutivas nos grupos animais, assinale a alternativa correta.
a) Uma das principais vantagens da organização segmentada da musculatura, chamada de metameria, é a de conferir aos animais que a têm uma versatilidade muito grande na movimentação corporal.
b) Na maioria dos animais que compõem o grupo dos poríferos, o celoma, tecido de origem endodérmica, reveste a superfície corporal, conferindo uma adaptação evolutiva em ambientes com pouca disponibilidade de água.
c) Com base na presença e no tipo de cavidade corporal, os animais diblásticos podem ser classificados em protostômios, nos quais o sistema digestório completo, e deuterostômios, nos quais o sistema digestório é incompleto.
d) As esponjas são animais filtradores que captam partículas alimentares da água por meio das células flageladas que as conduzem para a boca, iniciando, assim, o processo digestivo, esses animais possuem um sistema nervoso desenvolvido e uma eficiente digestão.
e) As anêmonas, por serem triblásticas, apresentam-se na escala evolutiva zoológica sistemática como diploblásticos, ou seja, uma evolução adaptativa anterior a outros animais com sistemas de digestão.