A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.
O método de coloração de Gram recebeu esse nome em homenagem ao patologista dinamarquês Hans Christian Joachim Gram que realizou a descoberta em 1884 e, aliás, até hoje continua sendo a mais utilizada nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. Através da coloração é possível identificar e diferenciar os dois principais grupos de bactérias, sejam Gram-positivas ou Gram-negativas.
Em suma, o procedimento de coloração de Gram permite que as bactérias retenham a cor com base nas diferenças nas propriedades químicas e físicas da parede celular. De fato, o uso dos corantes permite aumentar o contraste e evidenciar a estrutura bacteriana.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As bactérias Gram-positivas são mais suscetíveis a corantes de Gram do que as bactérias Gram-negativas.
PORQUE
II. As bactérias Gram-positivas possuem uma parede celular mais espessa e rígida, composta principalmente por peptidoglicano, que retém o corante de cristal violeta durante o processo de coloração.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: