A competição por nutrientes é outro fator importante, pois algumas plantas daninhas são mais eficientes do que soja na absorção desses elementos. Nesse tipo de competição devem-se levar em consideração a eficiência e o potencial de absorção, uma vez que algumas plantas daninhas podern ser altamente eficientes em absorver nutrientes, entretanto, devido ao seu pequeno tamanho, a quantidade total absorvida não é significativa (Van Acker et al., 1993). (Disponível em: http://www.cnptembrapa.br/biblio/do/p_do62_3.htm. Acesso em: 20 mar. 2023). Sobre a competição por nutrientes, avalie as afirmações a seguir em verdadeira (V) ou falsa (F): I- As populações de plantas daninhas podem se adaptar ao aumento da fertilidade do solo, geralmente capazes de absorver nutrientes de forma mais rápida e eficiente, e em estádios anteriores às culturas. II- Em uma área altamente infestada por plantas daninhas, a adubação é mais vantajosa para as plantas daninhas, que geralmente são capazes de absorver nutrientes de forma mais rápida e eficiente, e em estádios anteriores às culturas.
III- As plantas daninhas não conseguem se adaptar ao aumento da fertilidade do solo, por isso não ocorrem em lavouras que recebem altas doses de fertilizantes.
IV-Estudos indicam que a grande maioria das plantas daninhas são mais eficazes em acumular nutrientes, como fósforo e potássio, do que as plantas cultivadas (feijão, tomate, etc.).
V-As adubações pesadas aumentam o crescimento, tanto de plantas daninhas quanto da cultura económica; em alguns casos, a competiçâo estará se intensificando e a espécie mais capaz irá se sobressair.
Assinale a alternativa correta: