A consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. Segundo a BNCC, o desenvolvimento dessa capacidade durante a alfabetização ajuda a perceber a peculiaridade ou dificuldade que cada criança tem durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, para trabalhar a consciência fonológica da criança, é preciso:
Que se utilizem apenas os chamados jogos fonológicos, como um jogo de trincas sem estabelecer qualquer ponte com a prática escrita.
Privilegiar o lúdico em detrimento do pedagógico, uma vez que as crianças em fase de alfabetização só aprendem os sons por meio de brincadeiras.
Focar apenas nas práticas sociais de leitura e escrita em que o texto é o único ponto a ser trabalhado com as crianças, uma vez que com ele o professor consegue definir seus conteúdos.
Incentivar a conexão entre fonema e grafema, ou seja, que as crianças sejam capazes de compreender o que cada som representa.
N.D.A.
No contexto do ensino fundamental, descrito pela BNCC, a alfabetização é o foco:
dos anos finais do ensino fundamental
durante todo o ensino fundamental
não deve ser o foco desta etapa do ensino.
dos dois primeiros anos do ensino fundamental.
deve receber atenção apenas os alunos com dificuldade de alfabetização.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explicita os elementos necessários ao processo de alfabetização. Entre as alternativas abaixo, está INCORRETO o que se afirma em
Trabalhar com a apropriação pelo estudante da ortografia do português do Brasil escrito.
Conhecer as relações entre sons (fonemas) do português oral do Brasil em suas variedades e as letras (grafemas) do português brasileiro escrito.
Perceber as relações bastante simples que se estabelecem entre os sons da fala e as letras da escrita, o que envolve consciência fonológica da linguagem
Codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas ou letras).
Desenvolvimento de uma consciência fonológica e o conhecimento do alfabeto do português do Brasil, além do estabelecimento de relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização da língua.