A Contabilidade tem por objeto o Patrimônio de uma determinada entidade, com objetivos claros de controlá-lo.
É tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o tema fundamental da Contabilidade, porque à sua definição e avaliação está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem despesas e receitas. (IUDÍCIBUS, 2009:129).
Para compreender o mecanismo do débito e do crédito das contas, é preciso primeiramente saber se a conta tem natureza devedora ou credora. Analise as afirmativas a seguir sobre a correta interpretação das naturezas de uma conta.
I. As contas de natureza devedora têm seu saldo incrementado quando ocorre um registro a débito (lado esquerdo do razonete) e diminuído quando ocorre um registro a crédito (lado direito do razonete).
II. As contas de natureza credora têm seu saldo incrementado quando ocorre um registro a crédito (lado direito do razonete) e diminuído quando ocorre um registro a débito (lado esquerdo do razonete).
III. As contas de natureza devedora têm seu saldo incrementado quando ocorre um registro a crédito (lado direito do razonete) e diminuído quando ocorre um registro a débito (lado esquerdo do razonete).
IV. As contas de natureza credora têm seu saldo incrementado quando ocorre um registro a débito (lado esquerdo do razonete) e diminuído quando ocorre um registro a crédito (lado direito do razonete).
Está correto apenas o que se afirma em: