A criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e trata de ministrar uma informação válida e contrastada sobre a gênese, dinâmica e variações principais do crime, contemplando-o como problema individual e social, assim como sobre os programas para sua prevenção especial, as técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e os diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito.
MASSON, C. Direito penal esquematizado: parte geral. 9. ed. São Paulo: Método, 2015. v. 1.
Tendo como base o texto apresentado, analise o caso fictício a seguir.
Rodrigo é investigador da polícia civil do estado X e se especializou em identificar assassinos em série. Seu trabalho está baseado em analisar a vítima, o local do crime e, principalmente, o tipo de crime cometido para conseguir identificar o tipo físico que mais se encaixa no homicida. Para conseguir êxito em seu trabalho, Rodrigo deve considerar os maiores pensadores da criminologia e as contribuições que cada um deles deu aos estudos criminais contemporâneos.
Considerando os conceitos relacionados às teorias explicativas do crime e a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
I. Rodrigo deve observar que, para Lombroso, há uma correlação entre a morfologia corporal humana e determinado comportamento social.
II. O investigador deve compreender que Bertillon utilizou a antropometria para desenvolver um complexo sistema de medidas corporais dos criminosos.
III. Rodrigo, ao estudar a teoria de Goering, deve considerar que, de forma parecida com Lombroso, pressupõe-se a existência de estigmas na população criminal e possibilidade de características degenerativas que diferenciam os criminosos dos homens comuns.
É correto o que se afirma em
A)
I, II e III.
B)
I, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
III, apenas.
E)
I e II, apenas.