A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e a cromatografia gasosa (CG) são técnicas analíticas amplamente utilizadas na separação e análise de compostos químicos.
Elaborado pelo professor, 2024.
Sobre o uso, aplicação e teorias que envolvem CLAE e CG, avalie as afirmativas a seguir:
I. A CLAE é geralmente usada para separar compostos que são termicamente instáveis ou que possuem altas massas molares, que não seriam adequadas para análise por CG.
II. Na CG, a fase móvel é um gás inerte, como hélio ou nitrogênio, que transporta os compostos através de uma coluna revestida com uma fase estacionária.
III. A escolha da fase estacionária na CG é crítica para a separação dos compostos, e geralmente consiste em líquidos de baixo ponto de ebulição fixados em um suporte sólido inerte.
IV. Em CLAE, a separação dos compostos é baseada principalmente na interação dos analitos com a fase móvel e a fase estacionária, e pode ser otimizada variando a composição do solvente.
V. Na CLAE, os detectores mais comumente utilizados incluem o detector de ionização de chama (FID) e o detector de captura de elétrons (ECD), que são ideais para detectar compostos orgânicos voláteis.
Nao invente