A dengue, doença tropical disseminada pelo mosquito Aedes aegypti, continua um grande desafio para a saúde pública no Brasil. Em 2023, o País registrou 1,6 milhão de pessoas infectadas, dessas, quase mil perderam a vida. E 2024 já indica um expressivo aumento de casos: somente no mês de janeiro, foram registrados quase 115 mil, cinco vezes mais que o mesmo período no ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde.
A urgência em conter essa epidemia é mais evidente do que nunca. E a resposta está na ciência. O Instituto Butantan, reconhecido por sua excelência em pesquisa e desenvolvimento, anunciou recentemente a vacina Butantan-DV contra a dengue. O imunizante nacional apresentou uma eficácia de 79,6% após a primeira dose, uma proteção rápida e eficaz que demonstra a capacidade da ciência brasileira em responder aos desafios de saúde pública. Isso quando os recursos financeiros e os gargalos burocráticos assim o permitem.
Disponível em: https://portal.sbpcnet.org.br/noticias/a-ciencia-brasileira-contra-a-dengue/. Acesso em: 13 ago. 2024. Adaptado.
O autor do texto de divulgação científica adotou um tipo de linguagem que
utiliza termos técnicos para facilitar a comunicação com as instituições de ensino superior.
torna o texto mais informal ao empregar gírias para se aproximar do público descolado.
opta pela norma-padrão da língua para garantir uma comunicação clara e acessível.
usa expressões coloquiais para facilitar a compreensão do texto por qualquer pessoa.