A deterioração microbiana dos alimentos continua sendo um problema em todo o mundo, apesar da diversidade de técnicas de conservação disponível e da busca contínua por melhorias nos processos de produção, estocagem e distribuição dos alimentos. Sobre a deterioração microbiana de alimentos, assinale a alternativa correta:
A.
Muitos são os gêneros e as espécies de bactérias envolvidas na deterioração dos alimentos. A predominância de certo tipo de bactérias depende das características fisiológicas e bioquímicas e da adequação do alimento como substrato ao desenvolvimento. Os carboidratos, as substâncias nitrogenadas não proteicas e os lipídeos podem se constituir em nutrientes para os microrganismos e, em consequência, haverá sensíveis alterações químicas, físicas e organolépticas dos alimentos.
B.
Os bolores são microrganismos muito sensíveis ao pH, anaeróbios e exigentes em termos de nutrientes, especialmente compostos nitrogenados. Além disso, para o crescimento e o desenvolvimento deles, é essencial que o alimento apresente níveis de atividade de água superiores a 0,9.
C.
As leveduras são microrganismos considerados deteriorantes e também patogênicos. Elas podem contaminar diversos alimentos, especialmente os alimentos com baixa atividade de água, nos quais são capazes de produzir toxinas I.
D.
Um alimento envasado e enlatado pode ser considerado absolutamente estéril, pois passou por tratamento térmico dentro da própria embalagem, eliminando qualquer tipo de microrganismo presente.
E.
Em alimentos como carne, pescado, leite e ovos, fungos produtores de toxinas são frequentemente encontrados. Por isso, esses produtos estão normalmente envolvidos em casos de intoxicação alimentar.