A diferença entre a dieta enteral e parenteral consiste na forma como é ministrada a fórmula nutricional no paciente. Enquanto que na nutrição enteral ele irá receber os nutrientes através de uma sonda que estará ligada ao estômago ou intestino dele, na nutrição parenteral ele irá receber esses nutrientes diretamente no sangue. Analise as alternativas abaixo e marque a que melhor representa uma característica específica de cada tipo de dieta:
Tanto a dieta parenteral quanto a enteral são exclusivamente administradas por via intravenosa, sem a necessidade de outras formas de administração.
A dieta enteral pode ajudar a preservar a função imunológica do trato gastrointestinal, aumento o risco de infecções.
Dieta enteral é caracterizada por fornecer nutrientes diretamente na corrente sanguínea, enquanto a dieta parenteral é administrada por meio de sondas ou via oral.
A nutrição parenteral é preferida quando há a necessidade de fornecer uma variedade de nutrientes, além de oferecer benefícios como redução do estresse metabólico, melhora do balanço nitrogenado, controle glicêmico, aumento do fluxo sanguíneo visceral, resistência anastomótica e síntese de proteínas viscerais, melhora da função da barreira da mucosa intestinal, entre outros.
A administração de nutrientes por via enteral mantém a função normal do trato gastrointestinal, o que pode ser benéfico para a integridade do intestino e a prevenção de complicações associadas à inatividade gastrointestinal.