A doença exantemática é um conjunto de doenças infecciosas nas quais a erupção cutânea é a característica dominante, mas geralmente também apresentam manifestações sistêmicas. A grande maioria das doenças são viroses, mas também podem ser causados por bactérias, outros agentes infecciosos ou não, como doenças reumatológicas. Analisando as alternativas a seguir, assinale a que corresponde corretamente à doença exantemática descrita:
A Rúbeola é uma doença exantemática, altamente contagiosa e de etiologia viral que em sua manifestação pode ocorrer microcefalia, surdez neurológica, calcificações cerebrais e articulações de Clutton, porém gera imunidade permanente aos convalescentes.
O Sarampo é uma doença exantemática, altamente contagiosa e de etiologia viral que é transmitida por perdigotos, gera manchas de Koplic na boca e pode evoluir para seqüelas neurológicas como a pan-encefalite.
A Sífilis é uma doença viral que é transmitida especialmente pelo sexo gerando lesões nas mucosas genitais com posterior disseminação para os vasos sanguíneos com manifestações na pele tais como as roséolas sifilíticas em colar de Vênus palmo-plantares.
A Chikungunya é uma doença exantemática, transmitida exclusivamente pelos mosquitos Aedes e Culex e pode gerar manifestações incuráveis como a microcefalia nos fetos e desencadear a Síndrome de Guillain-Barré.
A Dengue é uma doença exantemática, transmitida por mosquitos, composta por somente um sorotipo que gera imunidade permanente aos convalescentes, mas pode ter complicações da doença gerando hemorragia