“A economia verde e a transição para um futuro sustentável”.
Estrutura textual:
Os textos de divulgação científica são elaborados geralmente por pesquisadores com a intenção de divulgar informações às outras pessoas (público leitor) que em grande parte desconhecem o tema. Apresentam dados, teorias, conceitos, metodologias científicas como forma de divulgar pesquisas, estudos teóricos, resultados investigativos etc. sobre um determinado assunto.
Introdução: apresente de forma sucinta, clara e objetiva o tema, os objetivos e a metodologia (no caso da exposição de um estudo), explicando sua relevância e atualidade para a sociedade.
Desenvolvimento: desenvolva os principais pontos de discussão com base em evidências científicas, dados e informações de pesquisas, explicações ou citações de especialistas; exponha informações sobre a metodologia, exemplificações, comparações, metáforas, entre outros recursos que facilitem o entendimento do tema.
Conclusão: escreva os resultados e destaque as implicações do estudo ou das informações, ressaltando a relevância do tema e incentivando uma reflexão ou ação com base no conhecimento apresentado.
Referências: Insira, após concluir o texto, as fontes consultadas.
Dicas para a escrita:
O texto deve ser escrito de forma clara, objetiva, impessoal e acessível para um público amplo.
São utilizados marcadores discursivos para organizar as informações apresentadas, estabelecendo-se relações lógicas entre elas, como “Mesmo assim”, “apesar”, “embora”, “agora”, “aliás”, etc.
Para fundamentar as informações, são apresentados dados do estudo, explicações atribuídas aos pesquisadores.