A etimologia das palavras nos fornece uma pista valiosa sobre o real sentido de uma palavra. A palavra cerâmica, por exemplo, é oriunda da palavra grega keramikos, que significa "matéria queimada"; indicando que as propriedades desejáveis desses materiais provêm normalmente de um processo de tratamento térmico à alta temperatura, denominado cozimento.
A respeito dos seus conhecimentos sobre os materiais cerâmicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A maioria das cerâmicas são compostos produzidos entre elementos metálicos e não metálicos, sendo as ligações interatômicas ou totalmente metálicas ou predominantemente metálicas, mas com alguma natureza covalente.
( ) As duas características dos constituintes dos materiais cerâmicos influenciam a estrutura do cristal: a magnitude de carga elétrica e o tamanho relativo dos cátions e ânions. Portanto, o cristal não deve estar eletricamente neutro, mas deve apresentar-se de forma que as cargas negativas dos ânions
( ) O vidro, composto principalmente de sílica, carbonato de sódio e carbonato de cálcio, é um material amorfo e pode ser considerado como um material cerâmico.
( ) A argila, considerada um material cerâmico, é formada por partículas cristalinas extremamente pequenas, conhecidas como argilominerais, das quais a Cíntia é a mais abundante e relevante.